Distribuição

Sonae Distribuição atinge 3.4 mil milhões

Por a 21 de Março de 2008 as 9:30

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O volume de negócios consolidado da Sonae Distribuição no exercício de 2007 somou 3,385 mil milhões de euros, enquanto os lucros tiveram um aumento acima dos 5,5%, fixando-se nos 169 milhões de euros. Certa parece estar, depois da compra do Carrefour em Portugal, a expansão para Espanha com a Sport Zone.

O negócio alimentar continua a ter um papel preponderante nas contas da Sonae Distribuição, apesar do crescimento das insígnias de cariz não alimentar ter sido superior. Representando cerca de 70% do volume de negócios do grupo liderado por Nuno Jordão, as insígnias alimentares da Sonae Distribuição cresceram 7% para 2,368 mil milhões de euros, existindo, neste momento uma aproximação por parte do Modelo ao Continente. A insígnia de supermercados da Sonae Distribuição registou um crescimento de 12%, ultrapassando os mil milhões de euros de vendas, enquanto os hipermercados registaram um aumento de 2% na facturação em 2007, obtendo um volume de negócios de 1,133 mil milhões de euros.

Forte contributo para estes resultados veio, segundo o comunicado da empresa liderada por Nuno Jordão, «da adesão ao programa de fidelização lançado no início do ano, através do Cartão Continente e Cartão Modelo», traduzindo-se na emissão de 2,2 milhões de cartões, utilizados em 80% das compras efectuadas nas superfícies comerciais da Sonae Distribuição.

Ainda no retalho alimentar, o ano de 2007 ficou marcado pelo ritmo de aberturas realizado pela empresa, correspondendo, em termos de crescimento orgânico, a mais 21 novos espaços de retalho de base alimentar, num crescimento de 23.000 m2 equivalentes a mais 6% de área de venda, de resto acima das metas anunciadas para esse ano. Dos 709 mil metros quadrados explorados pela Sonae Distribuição, 460 mil pertencem às insígnias alimentares, possuindo a empresa, actualmente, 173 lojas em Portugal.

Não Alimentar com maior crescimento
Quanto ao formato de base não alimentar, este apresentou igualmente uma evolução positiva ao longo do ano 2007, registando um crescimento de 16% do seu volume de negócios para um valor acima dos mil milhões de euros. «Este bom desempenho, impulsionado pelo forte crescimento do conjunto comparável de lojas (superior a 4%)», admite a empresa em comunicado, «beneficiou igualmente do significativo ritmo de expansão orgânica empreendido».

A Sonae Distribuição apresenta no retalho não alimentar um aumento de 103 lojas, possuindo no final de 2007, 473 unidades, totalizando 249 mil metros quadrados, pertencendo a liderança nesta capítulo à Worten (110), seguida da Modalfa (481) e Sport Zone (57).

No que diz respeito ao resultado líquido da empresa, este ascendeu a 169 milhões de euros, fixando-se 9 milhões de euros acima do montante obtido no ano transacto – não obstante a compra de 100 milhões de acções próprias no montante global de 205 milhões de euros no final do exercício de 2006.

Para Nuno Jordão, CEO da Sonae Distribuição, «os excelentes resultados obtidos em 2007, com um crescimento de dois dígitos do volume de negócios e do cash-flow operacional e consequente aumento generalizado dos índices de rendibilidade, reforçam a nossa confiança na singular capacidade de execução da empresa».

Expansões e novos conceitos
Para 2008, a empresa «manterá o forte ritmo de crescimento orgânico como forma de consolidação da liderança no mercado nacional», adiantando que ao longo dos 12 meses de 2008 inaugurará cerca de 60.000 novos m2, correspondendo a um crescimento de aproximadamente 10% da área de venda face aos valores médios verificados em 2007. «Metade deste investimento centrar-se-á na área de base alimentar, repartindo-se os restantes 30.000 m2 de área de venda pelo conjunto de insígnias de base não alimentar», refere a empresa.

De resto, o responsável máximo pela Sonae Distribuição avança com a expansão para terras de “nuestros hermanos”, admitindo «a abertura de 4 lojas Sport Zone nos próximos meses no mercado espanhol», existindo, contudo, já mais 12 locais onde a empresa poderá implementar a insígnia não alimentar especializada em desporto.

Preparado está também o lançamento de «novos conceitos de retalho», avançando o comunicado com a certeza do lançamento de uma novo insígnia de calçado “casual”, bem como um reforço na mediação de seguros com a “Seguros Continente”.

Além da integração, já no início de 2008, das 12 unidades Carrefour, representando um aumento imediato de 85.000 m2 de área de venda no segmento alimentar e 10.000 no segmento não alimentar, a Sonae Distribuição admite «continuará atenta a eventuais oportunidades de aquisição que possam surgir no mercado e permitam elevar as posições competitivas dos negócios, sempre com o objectivo de criação de valor para a empresa».

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