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Império Logoplaste ruma a Oriente

Por a 21 de Março de 2008 as 9:30

logoplaste

Depois do Leste europeu, está de olhos postos no mercado asiático. A pequena empresa familiar deu lugar ao império do plástico e hoje, 32 anos depois, a portuguesa Logoplaste detém 51 fábricas que produzem 6,4 mil milhões de embalagens por ano.

Com os pés bem assentes nos palcos internacionais, a operação externa da Logoplaste já representa 80% do volume de negócios da empresa com 51 fábricas espalhadas pelo globo. A deslocalização das unidades fabris das grandes multinacionais para fora do País deixam pouca margem de manobra para o grupo com 100% de capitais nacionais crescer mais em Portugal.

Firmar parcerias com empresas de grande dimensão, leia-se multinacionais ou líderes de mercado, com consumos anuais na ordem dos 500 milhões de embalagens, cujo percurso siga uma linha de crescimento, é a receita para o percurso da Logoplaste. Estratégia essa que permite alcançar crescimentos anuais sucessivos na ordem dos 19% ao ano e registar 240 milhões de euros em facturação no ano passado.

Pioneira na instalação de fábricas dentro das unidades industriais dos clientes na Europa, o sistema inhouse, como explicou ao Hipersuper Carlos Bleck, director da área de novos negócios, reúne numerosas vantagens. A Logoplaste retira da alçada do cliente a operação logística das embalagens de plástico (vazias) porque as coloca à entrada da linha de enchimento, além de oferecer os benefícios da economia de escala. «Ter capacidade negocial para mil milhões de embalagens aumenta a competitividade e permite passar ganhos aos clientes».

Mas, os benefícios não ficam por aqui. Tecnologia é a palavra-chave no seio da Logoplaste e o trabalho que os investigadores, actualmente uma equipa de 20 pessoas, têm vindo a levar a cabo ao longo das últimas décadas permite desenvolver embalagens cada vez mais eficientes e baratas. A título de exemplo, o grupo assinou um projecto inédito na Europa que reduziu em 10% do peso das embalagens de água em PET 0,33l. A diminuição de custos na factura paga à Sociedade Ponto Verde permite às empresas engrossarem as margens.

A entrada no mercado asiático, concretamente na Malásia, é a mais recente conquista na cruzada internacional. A fábrica instalada em Kuantan tem inauguração agendada para breve. As atenções estão ainda centradas na Europa do Leste, assim como no Norte e Sul da América, regiões recheadas de potencial para a empresa portuguesa.

Cruzada internacional
A história desta empresa familiar, presidida actualmente pelo seu fundador, Marcel de Botton, conheceu a luz do dia em 1976. A Suiça Nestlé e a marca francesa Yoplait foram os primeiros clientes e ainda fazem parte da actual panóplia de parceiros onde constam os nomes das principais indústrias mundiais: Procter&Gamble, Coca-Cola, Heinz, entre outras.

Em Portugal, o grupo detém 16 fábricas nos sectores dos iogurtes líquidos, refrigerantes, óleos alimentares, águas e detergentes.

Filipe Botton e Alexandre Relvas, actuais CEO e vencedores do International Entrepreneur of the Year 2007 atribuído pela Ernest&Young, assentaram arraiais na Logoplaste na década de 90, depois de uma incursão conjunta na sector financeiro. Os empresários concederam novo fôlego à empresa de Cascais. Centraram esforços no mercado internacional, onde, regra geral, chegam de mãos dadas com os parceiros de longa data. Os contratos tem duração entre 5 a 6 anos mas, na sua grande maioria, são renovados. Espanha, França, Brasil, Itália, Holanda, Inglaterra, República Checa, Áustria, EUA, Canadá, Malásia constituem os países onde já tem operações montadas.

O terceiro maior grupo da Europa no conceito inhouse, edifica fábricas, projectadas pelo departamento próprio, no interior da unidade industrial cliente ou, quando não é possível, paredes meias com a fábrica. A prioridade é pôr a embalagem à entrada da linha de enchimento do cliente.

As 51 unidades industriais fabricam anualmente mais de seis mil milhões de embalagens de plástico, e transformam 130 mil toneladas de matéria-prima.

No País, a empresa detém uma unidade industrial que não abraça o conceito inhouse. Localiza-se na Mealhada e fabrica pré-formas, ou seja tubos que vão dar origem a novas embalagens Pet para servir o mercado ibérico e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

De olhos postos em novas áreas de negócio, sector das tintas e cuidado corporal, a ambição da Logoplaste é alcançar um crescimento de 30% este ano.

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