FMCG Marcas

Portugal deverá embargar importação de bovinos da UE

Por a 18 de Março de 2008 as 2:00

carne.jpgJaime Silva deverá suspender temporariamente a importação de bovinos vivos da União Europeia, disse o ministro da Agricultura à agência Lusa. Jaime Silva explicou que foi detectada a presença de um subtipo de língua azul (febre catarral) em vários Estados-membros para o qual não existem vacinas. A doença não representa riscos para a saúde pública, a medida foi tomada para evitar a sua propagação entre os animais.

«Neste período do ano não é aconselhável estar a importar esses animais, porque podemos estar a importar para Portugal aquilo que já foi identificado na Cantábria, em Espanha, com animais com o subvector 8». Itália e outros Estados-membros estão a ponderar também tomar estas medidas preventivas.

O País enfrentou em 2007 a doença da Língua Azul. O Governo accionou um projecto de vacinação em larga escala dos animais, porque havia vacinas para os sub-tipos de causa (1 e 4), lembrou o ministro. «Existem sub-tipos (7 e 8) em países como França, Alemanha e França, para os quais não há vacina».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *