FMCG Vinhos

Indústria do vinho francesa com ano recorde nas exportações

Por a 4 de Março de 2008 as 2:00

champagne.jpg

A indústria do vinho e bebidas espirituosas francesa registou, em 2007, um ano recorde em termos de vendas, apresentando um crescimento superior a 30% na China, com especial destaque para a performance do Champagne.

De acordo com dados da Federação dos Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas francesa, o país enviou perto de 9,4 mil milhões de euros em vinhos e espirituosas para além das fronteiras gaulesas, um aumento de 7% face a 2006.

A subida das vendas para a China somaram 247 milhões de euros, revelando os responsáveis da entidade francesa que este crescimento no país com população superior a 1,3 mil milhões de pessoas se deve à descoberta por parte da classe média na China dos vinhos de qualidade, constituindo-se como o 11.º país em termos de vendas em valor.

Mas não foi somente o vinho que obteve performances assinaláveis. Os cognacs e outras bebidas espirituosas tiveram grande procura na China, duplicando as exportações gaulesas para o país mais populoso do mundo, fazendo da China o terceiro maior mercado para as exportações francesas, suplantada somente pelos Estados Unidos da América e Singapura.

No caso do Champagne, os produtores franceses exportaram mais de 147 milhões de garrafas, correspondendo a uma subida de 5% face ao exercício anterior.

As exportações de Champagne atingiram, de resto, cifras recordes, totalizando 2,36 mil milhões de euros (+10,4% que em 2006), enquanto regiões como Borgonha e Bordéus registaram subidas de 21,5 e 8,8% em valor, respectivamente.

Os analistas referem, no entanto, que 2008 poderá não ser tão positivo, dado que a força do euro face ao dólar poderá prejudicar as exportações europeias.

De resto, as exportações de Champagne para os EUA decaíram quase 7% em valor e perto de 6% em volume durante o ano de 2007.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *