Tesco perde pontos para a concorrência
De acordo com o último informe da Veredict Reserch, a batalha travada entre as principais cadeias de alimentação do Reino Unido, pelas quotas de mercado, está cada vez mais intensa. Apesar da Tesco manter-se líder, pelo nono ano consecutivo, com 27,6% de quota de mercado, registou no ano passado o menor crescimento, 0,8%, o mais baixo desde 2002.
A consultora britânica, Veredict, especialista em análise de retalho, realça que estes resultados não significam um declive para o retalhista Tesco, contudo demonstra que a concorrência entre os grandes actores do sector está mais forte do que nunca.
De acordo com o analista da Verdict, Nick Gladding, um sinal de que a Tesco se mantém “viva” no mercado é que «as suas novas aberturas somam mais metros de linear do que as suas três principais concorrentes».
As três cadeias que seguem a Tesco no ranking, do retalho britânico, obtiveram sólidos resultados. Segundo o estudo, a ASDA encontra-se em segundo lugar do sector com uma quota de mercado de 14%, seguida pela Sainsbury’s e Morrisons, com 13,8% e 9,9,%, respectivamente.
As quatro principais cadeias de supermercado britânicas obtiveram no ano passado 65,4% de quota de mercado, o que significa vendas no valor de 157 mil milhões de euros.