FMCG Marcas

Milho transgénico ultrapassa 4 mil hectares

Por a 4 de Fevereiro de 2008 as 2:00

milhoA área semeada de milho geneticamente modificado cresceu 330% em 2007 face ao exercício homólogo e atingiu mais de 4 mil hectares. O Alentejo é a região que mais investe na cultura geneticamente modificada com mais de 2.300 hectares, seguida do Centro do País. Por outro lado, as Regiões Autónomas da Madeira e Açores, assim como a cidade algarvia de Lagos, são livres de transgénicos.

O Relatório de Acompanhamento da Coexistência entre culturas geneticamente modificadas e outros modos de produção agrícola, patente no site da Direcção-Geral de Agricultura, revela ainda que foram realizadas em 2007 82 acções de fiscalização (controlo e inspecção), ou seja mais de 50% da área cultivada. O estudo indica que a taxa de contaminação entre culturas (convencionais versus geneticamente modificadas) é inferior a 0,4%, ou seja conforme a legislação (deve ser inferior a 0,9%).

Durante o ano passado, foi ainda levado a cabo 62 inquéritos junto de agricultores de OGM. Entre as conclusões, destacam-se a diminuição da utilização de pesticidas em 86%, o aumento em 69% da produção, assim como um acréscimo de 86% na qualidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *