Bebidas

Beber Luso com Ritmo

Por a 30 de Janeiro de 2008 as 2:00

luso_ritmo.jpgQual é a fórmula para fazer crescer uma marca premium, que nasceu em 1852, já é certificada, e é uma das mais caras do mercado? A resposta é Ritmo Luso, a nova bebida da Sociedade Central de Cervejas (SCC) que promete regular o trânsito intestinal através da combinação de Água de Luso (97,2%) e Fiber-Regulax II, um composto de fibras naturais.

A meta da SCC para o projecto que demorou ano e meio a sair do papel é vender quatro milhões de litros em 2008 e facturar 3 milhões de euros no mercado nacional. Para produzir a nova bebida, mas também a pensar na internacionalização de Formas Luso, a unidade fabril da Central sofreu um aumento de capacidade de 30 milhões de litros, um investimento de 16 milhões de euros.

Alcançar a mesma performance de Formas Luso é certamente um bom resultado para a mais recente aposta da SCC. Formas vendeu 20 milhões de garrafas e facturou 15 milhões de euros desde o lançamento, há cerca de ano e meio. Por isso, a aposta nesta marca continua firme e a exportação é um dos fortes pilares da estratégia de crescimento.

Brasil e Espanha são mercados prioritários na frente externa. Alberto da Ponte, presidente da Comissão Executiva da SCC, lança metas para os palcos internacionais: vender mais cinco milhões de litros de Formas Luso. No Brasil, o projecto já se encontra em fase avançada (testes), e em Espanha a empresa está à procura de distribuidor. Há um forte candidato: a Schweppes, cujo portfólio a SCC comercializa em Portugal desde início do ano.

No que diz respeito à nova marca, desenvolvida pelo gabinete de pesquisa e inovação da Central, o público-alvo são os cerca de dois milhões de portugueses que sofrem de obstipação, sobretudo mulheres e seniores (mais de 65 anos). Segundo um teste levado a cabo junto de 700 consumidores, 77% dos inquiridos manifestou intenção em comprar Ritmo Luso.

A inovação da empresa liderada por Alberto da Ponte para 2008 foi alvo de um investimento de sete milhões de euros, a maior fatia em comunicação. A objectivo é dar a conhecer aos consumidores a promessa: a regulação do trânsito intestinal após os primeiros sete dias de consumo de uma garrafa diária.

Cada Ritmo Luso contém 50% da dose diária recomendada de fibras, que, segundo a empresa, equivale, por exemplo, ao consumo de uma porção de cereais ou cinco kiwis. Está disponível em três sabores: limão, cereais e kiwi.

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