Comércio cresce 10% no Brasil
As transacções comerciais no Brasil registaram em 2007 a maior evolução desde 2001. O volume de vendas no sector cresceu quase 10% face ao ano homólogo. O retalho especializado revelou maior dinamismo face aos restantes formatos, com uma subida de 12,3. Por sua vez, hipermercados, supermercados e as lojas de comércio tradicional (mercearias, distribuidores de bebidas e talhos) cresceu 6,6%. Os números são da Serasa que consultou 6 mil empresas espalhadas pelo Pais para chegar a estas conclusões.
No mês de Natal, as vendas cresceram 8,6% face ao período homólogo de 2006. O comércio especializado também na época natalícia registou a maior subida, em linha com a totalidade do ano (12,1%). Quanto aos restantes formatos (hiper, super e comércio tradicional), a evolução atingiu 5%. A inflação de vários produtos básicos foi a principal responsável pelo crescimento inferior, explicou a consultora.
O recurso ao crédito e a prazos mais longos de pagamento terão influenciado fortemente a subida no retalho especializado, já que o custo dos produtos é, regra geral, mais elevado e, nesse caso, mais dependente do crédito, remata a Serasa.