Veículos

Renault Trucks recicla resíduos

Por a 12 de Dezembro de 2007 as 2:00

RenaulTruksA Renault Trucks anunciou, recentemente, que está «fortemente mobilizada para reciclar os seus resíduos uma vez que a reciclagem é um acto de cidadania e é, igualmente, uma fonte de proveitos importante».

O construtor francês informou que a taxa de valorização de resíduos na Renault Trucks é de mais de 85%, adiantando que, em 2007, o valor teórico de reciclagem dos resíduos metálicos da empresa está estimado em 4,2 milhões de euros.

Determinados resíduos são para a empresa uma fonte de proveito significativa: o cobre a 5.070 euros/t, o fio dos cabos eléctricos a 2.500 euros/t, o alumínio a 1.965 euros/t e o aço a 500 euros/t (custo médio de aquisição dos últimos 12 meses; fonte: London Metal Exchange).

No entanto, se a reciclagem de certos resíduos é uma fonte de proveitos, a reciclagem tem os seus custos, avançando a Renault Tricks que, em 2006, mais de 2 milhões de euros foram gastos pela empresa na recolha, transporte e eliminação de resíduos.

Algumas boas práticas da Renault Trucks em relação aos resíduos incluem a utilização de embalagens reutilizáveis para não produzir resíduos; consumir apenas o necessário; utilizar produtos químicos não poluentes; evitar diluir um resíduo com água: 10 l de resíduos + 2 000 l de água = 2 010 l de resíduos; respeitar a triagem: um resíduo de baixo custo de destruição misturado com um resíduo de maior custo de destruição significa um custo suplementar; e reciclar papel, cartão, paletes, madeira.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *