FMCG Marcas

CE quer suspender direitos de importação aos cereais

Por a 28 de Novembro de 2007 as 2:00

cereais.jpgA Comissão Europeia propôs a suspensão dos direitos de importação de todos os cereais, à excepção da aveia, na campanha em curso, que termina a 30 de Junho de 2008. De acordo com comunicado, a proposta ainda terá que ser aprovada pelo Conselho de Ministros, que terá lugar a 18 de Dezembro.

Esta é uma reacção à crise no mercado dos cereais, tanto a nível mundial e como na União Europeia, com os preços a subirem e os stocks de armazenagem muito baixos. Apesar das actuais taxas de protecção dos cereais estarem bastante baixas, os direitos de importação ainda são aplicados nalguns tipos de cereais, relevantes para a balança do mercado da União Europeia.

«Espero que esta proposta facilite a importação de cereais, de fora da UE, e reduza as tensões nos mercados de cereais europeus», afirmou Mariann Fischer Boel, comissária da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no comunicado. «Temos visto uma colheita modesta na Europa e preços altos, tanto em casa como nos mercados mundiais. A protecção das fronteiras para os cereais é relativamente baixa, mas os direitos de importação ainda se aplicam nalguns cereais, que são fundamentais para garantir o balanço do mercado da União Europeia», termina.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *