Outras Opiniões

White Spirits Premium Em busca da diferenciação

Por a 5 de Outubro de 2007 as 9:00

 denis

Ao mesmo ritmo vertiginoso das mudanças sociais, deparamos hoje com o aparecimento de vários acontecimentos ou tendências que influenciam fortemente os consumidores e a sua envolvente. Isto determina uma permanente capacidade de resposta por parte de determinadas áreas ligadas ao consumidor, o que gera micro-tendências de consumo ou de comportamento.
Por estarmos inseridos num meio onde as exigências são cada vez maiores, onde o tempo é um bem precioso (e muitas vezes insuficiente para fazer aquilo que desejamos, ou estarmos com aqueles de quem gostamos), onde estamos constantemente “ligados” a todos, mas onde o contacto pessoal é cada vez mais reduzido, e onde somos forçados a crescer e amadurecer com uma rapidez nunca vista, a necessidade da indulgência e a procura do bem-estar assume um papel primordial na vida do consumidor.

Neste contexto, quando procuramos manter vivo o jovem que temos dentro de nós (e que agora, na casa dos 30, tem um poder de compra bastante mais elevado do que aos 18) e quando o tempo que temos para o fazer de uma forma indulgente é cada vez mais reduzido, surgem as PS3, os spas e, por que não, os white spirits Premium.

Quando, há uns anos, se começava a consumir whisky por volta dos 20 anos, pretendia-se provar a chegada da idade adulta aos olhos dos outros.

Os hábitos mudaram e, hoje, quem tem mais de 30 anos, procura manter a jovialidade através do consumo de produtos dirigidos aos mais jovens, como as vodkas ou os gins. Mas não consumimos qualquer marca! Procuramos a diferenciação através das marcas que escolhemos e, naturalmente, procuramos produtos que não sejam de massas, quer pela proposta que nos fazem, quer pelo seu preço, e que nos permitam formar a nossa “tribo” de seguidores da marca x ou z.

Temos assistido, a nível internacional, ao lançamento de produtos exclusivos, como sejam o Gin G'Vine ou as vodkas Hypnotic, Ciroq ou Balvedade. Mas, também por cá, se lançam produtos semelhantes. O lançamento do Bombay Saphire, que rapidamente se tornou um êxito, ou do Tanqueray, são a prova que a procura de produtos mais Premium é uma realidade.

Mais recentemente, vodkas como a Wiborowa Exquisite, a Grey Goose ou ainda o gin Hendrick's estão a gerar uma legião de fans destes produtos de difícil acesso e conhecidos apenas por alguns.

O gin Hendrick's é, muito provavelmente, o melhor exemplo daquilo que os consumidores mais requintados procuram. É um produto super-Premium, com uma baixa distribuição e que apenas alguns têm o privilégio de conhecer e de poder recomendar aos melhores amigos.

Além destes atributos, e para aqueles que procuram o verdadeiro momento de indulgência, ainda proporciona um verdadeiro ritual de preparação: bebe-se com duas rodelas de pepino. Consegue-se assim, com um só produto, proporcionar aos jovens adultos tudo aquilo que eles procuram: indulgência, exclusividade, jovialidade e prazer.

Os white spirits Premium jamais se tornarão a fonte de subsistência de uma empresa distribuidora de bebidas, tendo em conta que o mercado total de white spirits apenas representa 7% do já pequeno mercado de bebidas espirituosas em Portugal. Mas são, certamente, um complemento de portfolio que demonstra que as empresas estão atentas, que se preocupam e que não perdem oportunidades.

Denis Coubronne, Director Geral da PrimeDrinks

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