Distribuição

Retalho nacional aumenta vendas em Agosto

Por a 2 de Outubro de 2007 as 2:00

retalhoEm Agosto, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e da sazonalidade, aumentaram 1,9% em termos homólogos, superior em 1,6 pontos percentuais (p.p.) que a taxa observada no mês anterior. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), «o acréscimo da taxa de variação homóloga do índice agregado foi determinado, fundamentalmente, pelo agrupamento de produtos não alimentares que contribui para esta aceleração com 1,6 p.p., situando-se a variação homóloga, no mês de referência, em 2,2%. No caso do comércio de produtos alimentares, registou-se uma descida ligeira de 0,1 p.p., fixando-se a taxa de variação homóloga em 1,4%».

Em relação ao mês anterior, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, registaram uma variação de 2,4%, 2,9 p.p. superior ao verificado em Julho. Os dois agrupamentos de comércio considerados apresentaram comportamentos semelhantes, tendo registado taxas de variação mensais positivas. «No comércio de produtos alimentares, esta taxa cresceu 1,3 p.p., situando-se no mês de referência em 1,3%. No caso do comércio de produtos não alimentares, registou-se uma forte subida de 4,3 p.p., fixando-se a taxa de variação em 3,3%».

A variação média nos últimos doze meses, deflacionada e corrigida dos dias úteis e da sazonalidade, foi de 1,2%, estabilizando em relação ao valor registado em Julho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *