China quer melhorar imagem
Depois da polémica sobre os produtos fabricados na China pelos fabricantes internacionais, o Ministério de Comércio da China contactou as multinacionais Wal-Mart, Carrefour e Metro para garantir a boa qualidade de seus produtos.
Segundo informou recentemente o jornal “South China Morning Post”, de Hong Kong, o Ministério procurou os compradores estrangeiros para recuperar a reputação internacional dos produtos fabricados na China, revelando Wang Xinpei, porta-voz do Ministério chinês, que os dirigentes empresariais «elogiaram a qualidade dos produtos chineses e expressaram seu desejo de divulgar internacionalmente a informação de que eles são de confiança».
De referir que na semana passada a Comissão para a Segurança no Consumo dos EUA retirou mais de meio milhão de artigos infantis fabricados na China porque continham excesso de chumbo. A firma americana Target anunciou a retirada voluntária de outro lote de 350 mil unidades.
No Japão, a Sony Creative Products anunciou no final da semana a retirada voluntária de 15 mil brinquedos da marca Thomas & Friends, depois de, em Junho, já ter retirado 43 mil. Nos últimos meses, a americana Mattel recolheu 20 milhões em todo o mundo.