Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Entrevista a Eduardo Igrejas

Por a 28 de Setembro de 2007 as 2:00

hipersuper1971.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a entrevista ao recém-nomeado Presidente da Auchan Portugal SPGS e líder do projecto de Investigação & Desenvolvimento a nível internacional do grupo, Eduardo Igrejas. Na entrevista, Eduardo Igrejas admite: «a única coisa que correu mal no negócio do Carrefour foi não termos ganho».

Na secção “Distribuição”, destaque ainda para o Simplex que chega ao retalho. Com o decreto-lei 259/2007, abrir lojas ou alterar, por exemplo, o ramo de actividade de um estabelecimento é mais fácil e rápido.

No “Alimentar”, fomos até Campo Maior no ano em que a Silveira Cafés comemora meio século de actividade. Liderada por António João Silveira, a empresa aposta no lançamento de um lote de café dos três grandes do futebol naciona: Benfica, Porto e Sporting.

Ainda no “Alimentar”, analisamos o mercado do “Peixe Congelado”, que, em 2006, obteve vendas nos hiper e supermercados superiores a 170 milhões de euros. Também no “Alimentar”, a Atlantic Meals investiu 4 milhões de euros para reforçar a produção de cereais nas duas fábricas instaladas em Coruche.

A TNS eurotest analisa nesta edição o mercado das Sopas. De acordo com a análise, em Portugal, existem claramente 3 condicionantes fundamentais para o consumo: preço, saúde e conveniência.

No “Não Alimentar”, ficámos a conhecer a nova estratégia da BIC para o mercado das lâminas, revelando Pedro Domingues, country manager da empresa, que a companhia conseguiu «dar a volta à situação».

A GfK analisa, ainda no “Não Alimentar”, o mercado das Comunicações. Apesar dos telemóveis serem claramente o produto mais importante, representando cerca de 83%, a análise da GfK revela que os smartphones continuam a ganhar peso, valendo já cerca de 9%.

A entrevista ao sócio-fundador da PetEmotions, Pedro Faria, deixou claro que a empresa quer abrir mais lojas, preparando-se para conquistar mais operadores.

Em “Bebidas”, e apesar do consumo de água engarrafada per capita ter registado um aumento significativo na última década, o nosso País continua 20% abaixo da média europeia, demonstrando assim que ainda existe uma boa margem de crescimento.

Isto além das diversas opiniões: “Carrefour: um bom exemplo de criação de valor”, de Luís Ferreira (Personal Value), “Volatilidade dos mercados – regresso à normalidade”, de Alexandre Mota (Golden Assets) e “White Spirits: em busca da diferenciação” de Denis Coubronne (PrimeDrinks).

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *