FMCG Marcas

Docapesca pode ser privatizada

Por a 13 de Setembro de 2007 as 2:00

O futuro da Docapesca pode passar pela total privatização, segundo notícia do jornal Público. Quem o diz é o ministro da Agricultura, Jaime Silva, após ter tido acesso a um estudo da Tecninvest, que aponta quatro futuros diferentes para a companhia.A empresa estatal gere 30 lojas continente e 36 postos de venda, tem vindo a assistir a uma queda nas vendas e tem resultados negativos nos últimos três anos. Em 2006, o prejuízo foi de 2,77 milhões de euros, o que faz com que o balanço seja inferior a metade do capital social, o que obriga por lei o Estado a agir.

Três dos quatro cenários do estudo, a que o Público teve acesso, apontam para a privatização. Apenas um defende a continuidade da empresa nas mãos do Estado, mas é obrigatória uma optimização da gestão através da concentração das lotas, a promoção de leilões electrónicos e o reordenamento da empresa em quatro delegações, que actualmente são dez.

Segundo o estudo, a Docapesca, assim como o sector da pesca no geral, está numa situação difícil: é pouco mecanizada, tem 574 trabalhadores, na sua maioria de escalões etários elevados e com reduzidas qualificações, o que dificulta a reestruturação.

Comparando com outros países, o cenário é diferente, uma vez que o pessoal polivalente, tem formação especifica, onde se recorre a contratos a termo certo para trabalhos sazonais e a outsourcing.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *