Distribuição

Migros compra Denner e gera polémica

Por a 7 de Setembro de 2007 as 2:00

migros2.jpgO maior grupo de distribuição da Suíça, Migros, recebeu luz verde da comissão da concorrência do país, para a aquisição da cadeia hard-discount Denner, de acordo com notícia do jornal Publico. Praticamente ao mesmo tempo, é dada como certa a compra do Carrefour Suíço pelo segundo maior grupo de retalho helvético, a Coop.

Estas recentes movimentações geraram alguma discórdia, uma vez que, segundo o artigo, «existe um evidente proteccionismo suíço no sector do comércio», que beneficiam o Migros e o Coop, que ficam assim com o poder de ditar os preços, sem recearem qualquer reacção.

O mercado da distribuição da Suíça caracteriza-se por um «gigantesco duopólio que controla 85% do sector e garante aos super e hipermercados suíços terem preços dos produtos de base 10 a 30% mais caros que nas vizinhas Alemanha e França», refere o Público, segundo o qual a concorrência estrangeira não é bem-vinda. A prová-lo está a decisão do Carrefour em sair do país, uma vez que era «praticamente impossível expandir-se», ou até o facto da alemã Lidl não ter conseguido comprar a cadeia Denner, que lhe garantiria entrar na suíça em situação de igualdade com o Migros e o Coop.

A Federação dos Consumidores da Suíça lamenta a aprovação, porque impede um bom clima de concorrência e dificulta a implantação na Suíça dos hard-discounters alemães Lidl e Aldi.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *