FMCG Marcas

Amazon aposta na entrega de mercearias ao domicilio

Por a 28 de Agosto de 2007 as 2:00

Espanha obriga a congelar peixe consumido cru A Amazon.com, líder americano do sector de vendas online, deu os primeiros passos numa nova área de negócio: entrega de produtos de mercearia ao domicílio, como vegetais, frutas, carne, peixe, entre outros, avança o Público. O projecto está circunscrito, por enquanto, ao bairro Mercer Insland, em Seattle, Noroeste dos Estados Unidos, e permite ao cliente, depois de seleccionar os produtos, ditar a hora e o dia que pretende recebê-lo, em casa ou na mercearia mais próxima do domicílio.

Até aqui, o processo é fácil, embora na entrega surjam algumas dificuldades. A começar pelo tamanho dos produtos, já que as caixas de correio não suportam formatos grandes e há sempre a possibilidade de o cliente não estar em casa. Caso os produtos sejam deixados à porta, há risco de roubo. Outro problema que se impõem é a conservação, já que na sua maioria tratam-se de produtos perecíveis.

Não é a primeira vez que a empresa investe neste negócio, já que em 1999 desembolsou 31 milhões de euros para comprar o HomeGrocer.com, site de venda de produtos de mercearia online. Mas, o lançamento do dot.com, dois anos depois, ditou o fracasso do projecto.

Assim, apesar dos obstáculos, a Amazon já tem experiência nestas andanças e terá certamente cartas na manga para tentar superá-los. A amazon.com obteve lucros de 78 milhões de dólares (56,4 milhões de euros) no segundo trimestre do ano. A cifra representa um crescimento superior a 250% face ao período homólogo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *