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Preço da ração adivinha nova crise

Por a 27 de Agosto de 2007 as 15:00

ovos

O preço das matérias-prima para a ração de galinhas poedeiras disparou vertiginosamente e os produtores andam novamente com o credo na boca. O sector avícola está preocupado e aponta o dedo aos produtores de biocombustíveis

Após a recuperação da crise que afectou o sector avícola europeu em Abril de 2004, eis que o sector conhece uma nova realidade: «as subidas constantes» do preço das rações, principal custo na produção de ovos. «As matérias-prima estão a ser canalizadas para outras finalidades, como os biocombustíveis», alertam Alfredo Martins, director de marketing da Zezerovo, e Luís Almeida e Costa, secretário-geral da Casa do Aido.

Crises à parte, os produtores não cruzam os braços e a tecnologia têm se revelado a melhor amiga da indústria. Alfredo Martins dá exemplos: «Equipamentos mais modernos e com maior capacidade de produção, como sejam pavilhões e máquinas de classificação e embalamento, processos de secagem de excrementos para melhorar as condições de produção e higiene, sistemas de ventilação nos pavilhões a fim de aperfeiçoar o nível do ambiente de postura, e sistemas de rastreabilidade para controlar todo o processo de produção».

Prevenção é a palavra de ordem, explica Luís Almeida e Costa. «É prioritária a utilização de vacinas em detrimento dos sistemas curativos. As explorações estão agora dotadas de centros de inspecção e classificação. São instrumentos de controlo, nomeadamente através do HACCP mas também dos mais recentes e sofisticados métodos de diagnóstico».

A ambição da Zezerovo é, aliás, aumentar a produção com pavilhões modernos que respondem às exigências comunitárias que vão entrar em vigor em 2012, assim como implementar a ISSO 22000, norma que se refere à segurança alimentar.

A gestão logística de um produto com estas características não é tarefa fácil. O segredo é manter a temperatura constante. Por isso, «os pavilhões são climatizados, com controlo de temperatura e humidade, de forma a evitar a fluidez da gema e clara. Além disso, a frota de distribuição está equipada com carros de suspensão pneumática e climatizados», explica o director de marketing da Zezerovo.

Mas, como se avalia a qualidade do ovo? O tradicional teste de colocar o ovo num recipiente com água para avaliar os seus atributos está ultrapassado. A prova indica apenas a quantidade de ar que entra no ovo devido às diferenças de pressão atmosférica. Há, pelo menos, quatro características que respondem de imediato à pergunta: altura da câmara de ar, espessura da casca, coloração da gema e viscosidade da clara.

Ovos enriquecidos
O mercado nacional de ovos para consumo movimenta anualmente entre 100 a 150 milhões de euros, o que representa cerca de 150 milhões de dúzias vendidas. O consumo per capita é de 8,8 kg por habitante, uma média muito aquém de alguns países europeus onde o ovo é incluído diariamente nas refeições.

A Zezerovo produz anualmente 234 milhões de ovos, cifra que representa um volume de negócios superior a 14,5 milhões de euros. A empresa cria 715 mil galinhas poedeiras, instaladas em 10 pavilhões próprios. O centro de inspecção e classificação tem capacidade para embalar 240 mil ovos por hora. A Rações Zêzere, associada da Zezerovo, fabrica toda a ração que alimenta o efectivo e é certificada pela Apcer (ISO 9002).

Cerca de metade do negócio da avícola de Ferreira do Zêzere está focado na moderna distribuição, para quem produz marca própria. Centrais de compra, armazenistas, revendedores de produtos alimentares e retalho, constituem a restante fatia do volume de vendas.

Quando há excedente de produção, a Zezerevo aposta na exportação. França, Alemanha e Holanda são destinos prioritários.

A estratégia de internacionalização da Casa do Aido centra-se em Espanha, o mercado externo mais forte para Luís Almeida e Costa.

A empresa comercializa ovos de origem biológica, criadas ao ar livre, fazenda em solo, gaiolas, de codorniz e enriquecidos com Ómega 3. O posicionamento dos produtos é Premium «devido ao tipo de exploração que detemos, assim como aos elevados padrões de qualidade». A Zezerovo acresce ao portfólio ovos enriquecidos com vitamina E.

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