FMCG Marcas

Noruega promove alternativas ao bacalhau

Por a 21 de Agosto de 2007 as 2:00

bacalhauO aumento do preço do bacalhau e as limitações de captura fizeram com que os exportadores noruegueses procurassem alternativas para abastecer os mercados mundiais. O escamudo, espécie da família do bacalhau, têm sido a grande aposta dos operadores da Noruega que optam por produzir maiores quantidades de escamudo em salgado seco prevendo que a maior procura se reflectirá nesta variedade.

A grande vantagem desta espécie é oferecer níveis de stock mais elevados face ao amigo fiel. Este peixe, conhecido por saithe nos mercados internacionais, deixou de estar confinado à mesa dos países nórdicos e marca já presença nos países mais a Sul. Canadá, Brasil e Caraíbas são os principais mercados desta espécie, que tem vindo a aumentar as exportações de forma significativa.

A arinca, também da família do bacalhau, é outro produto estratégico e ganha preferência junto da indústria transformadora já que é bastante versátil para ser transformado em filetes.

Para além da captura, os criadores noruegueses estão apostados em desenvolver novas espécies em aquacultura. E não é por acaso. A FAO (entidade das Nações Unidas para alimentação) prevê que metade do consumo mundial será fornecido, dentro de 20 anos, através da produção em aquacultura. Peixe lobo, alabote e peixe preto do Ártico estão já a dar os primeiros passos.

Fonte: Norge (Conselho Norueguês das Pescas)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *