Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – “A Iglo a partir de agora vai ser outra”

Por a 3 de Agosto de 2007 as 2:00

capa_hipersuper194.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a entrevista ao Director-geral da Iglo. Rui Braga explicou o processo de transição da Unilever até se tornarem autónomos, as maiores dificuldades e benefícios, e levanta uma ponta do véu sobre as novidades que reserva para os próximos três anos. Certo é que o objectivo é crescer 10 a 15% por ano até 2010.Na secção “Distribuição”, destaque para o “Ranking da APED”. O universo da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição facturou, em 2006, mais de 11,2 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 14% e o equivalente a 77,2% do PIB. A Sonae Distribuição continua a liderar o ranking com 3,525 mil milhões de euros, seguida da Jerónimo Martins e Auchan com 1,948 e 1,194 mil milhões de euros, respectivamente. Relevante também não deixa de ser o crescimento registado pelo Não Alimentar. Se os players do retalho Alimentar mantêm um crescimento moderado, já o Não Alimentar cresce a duplo dígito.

Ainda na “Distribuição”, o grupo Jerónimo Martins apresentou os resultados relativamente ao 1.º semestre de 2007. Pingo Doce e Biedronka são os grandes responsáveis pelo aumento registado no grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha, contribuindo com crescimentos de 9 e 19,2%, respectivamente, totalizando as vendas do grupo 2,419 mil milhões de euros.

No “Alimentar”, para além da entrevista ao director-geral da Iglo, destaque para o mercado do ovos. O preço das matérias-prima para a ração de galinhas poedeiras disparou vertiginosamente e os produtores andam novamente com o credo na boca. O sector avícola está preocupado e aponta o dedo aos produtores de biocombustíveis.

No “Não Alimentar”, a TNS eurotest analise o mercado dos shampoo´s, revelando que o shampoo é uma categoria que, dentro do segmento de higiene e cuidado pessoal, é de grande importância para a Distribuição desde que a oferta apresentada cubra todos os diferentes sub-segmentos e que tenha uma proporção maioritária de marca dos fabricante, visto estas proporcionarem maior tráfego e provavelmente uma maior rentabilidade.

Nas “Bebidas” analisamos as contas da Coca-Cola e Pepsi. Se no primeiro caso, o 2.º trimestre registou uma subida de 19%, as vendas no 1.º semestre subiram 18%. Já a Pepsii viu as vendas semestrais subirem 13%, enquanto no 1.º trimestre os números indicam um crescimento de 15%.

Em “Tec&Log”, entrevistámos o administrador da MegaRede, Luís Teodoro que nos revelou que o objectivo da empresa passa por «credibilizar o comércio online».

Isto além das diversas opiniões: “Divida Mortal” de Alexandre Mota (Golden Assets), “O HACCP nas micro e pequenas empresas de Joaquim Dias, e “Licores by night” de Denis Coubronne (PrimeDrinks).

Além disso, o Conselho dos Notáveis opinou sobre o Ranking da APED, situação do Carrefour em Portugal, a recente compra do negócio de bolachas da Danone por parte da Kraft Foods, a concentração do mercado de lacticínios português, venda de MNSRM nas Parafarmácias e indemnização pedida pela Natural Signs à Unicer.

P.S.: Devido ao período de férias, a redacção do Jornal HIPERSUPER estará encerrada de 1 a 15 de Agosto de 2007. Assim, a próxima edição está agendada para 31 de Agosto.

Boas leituras e Boas Férias!

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