Distribuição

Retalho asiático perde quota, mas vende mais

Por a 13 de Julho de 2007 as 9:00

asia

Enquanto a nível global o Top 30 do retalho confirma a velha máxima de que “os grandes estão a ficar maiores”, a situação é bem diferente na Ásia.

De acordo com as previsões do Planet Retail, os líderes do retalho na Ásia&Oceânia irão continuar a perder quota de mercado, embora tenham conseguido juntar no total mais 10 mil milhões de dólares em vendas durante o exercício de 2006.

Se a quota de mercado conjunta do Top 30 do retalho, em 2001, era de 21%, no exercício transacto essa mesma quota baixou os 20%, apesar das inúmeras aquisições, joint-ventures e ambiciosos planos de crescimento orgânico. Este declínio gradual reflecte, segundo os analistas do Planet Retail, «o crescimento rápido do mercado em países como a China e Índia», revelando ainda que «o Top 30 continua a ser dominado por grupos com raízes em mercados relativamente saturados, tais como Japão e Hong-Kong».

Liderança japonesa
Os dados avançados pelo Planet Retail davam a Seven&I (Japão) como líder do retalho na Ásia&Oceânia em 2006 com vendas superiores a 55,5 mil milhões de dólares (41,4 mil milhões de euros), com uma quota de mercado de 3%. Em segundo lugar aparece a AEON, também japonesa, com vendas de 52,5 mil milhões de dólares (39 mil milhões de euros) e uma quota de mercado de 2,9%, enquanto no último lugar do pódio aparece a Woolworths (Austrália) com vendas de 34,2 mil milhões de dólares (25,4 mil milhões de euros) e 1,9% de quota de mercado.

De referir que os primeiros players não pertencentes à região Ásia & Oceânica são a Wal-Mart, em 10.º lugar, correspondente a vendas de 11,4 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) e uma quota de mercado de 0,6%. Também a Tesco e o Carrefour aparece entre o Top 20. Se no caso dos britânicos, as vendas ultrapassam os 10,3 mil milhões de dólares (7,6 mil milhões de euros), correspondente a uma quota de mercado de 0,6%, os 0,5% de quota dos franceses do Carrefour valem vendas de 9,8 mil milhões de dólares (7,3 mil milhões de euros).

Europeus ganham terreno
As previsões do Planet Retail apontam para que a liderança do retalho na região da Ásia&Oceânia conheça alterações em 2012, admitindo os analistas que a Seven&I perca a liderança para AEON, isto apesar de ambos os grupos registarem uma redução nas respectivas quotas de mercado. Assim, a AEON ganhará a liderança, aumentando as vendas para 81,5 mil milhões dólares (60,7 mil milhões de euros), diminuindo a quota de mercado para 2,7%. Já a Seven&I facturará 72,8 mil milhões de dólares (54 mil milhões de euros) e vê a quota de mercado passar para 2,4%.

Curioso não deixa de ser o facto de os analistas do Planet Retail preverem que a Wal-Mart deixe de fazer parte do Top 10, subindo a Tesco e o Carrefour vários lugares. Enquanto a Tesco passa de 12.ª para 5.ª força, o Carrefour sobe sete lugares, passando de 13.º para 6.º. O grupo britânico poderá, assim, facturar 37,5 mil milhões de dólares (28 mil milhões de euros), aumentando a quota para 1,2%, enquanto os 0,8% de quota dos franceses corresponda a vendas de 23,9 mil milhões de dólares (17,8 mil milhões de euros).

De resto, o Planet Retail coloca a seguinte questão: «Será que a estratégia de internacionalização rápida por parte dos grandes grupos mundiais verificada nos últimos anos chegou ao fim?» Os analistas referem que, «em vez de perseguirem uma estratégia agressiva de entrada simultânea em diversos mercados asiáticos no mais curto espaço de tempo, os retalhistas globais parece estarem satisfeitos e mais selectivos», adiantando que «os grupos estão mais focados em investir num número de mercados ao mesmo tempo que se preparam para “sacrificar” a sua presença em mercados mais difíceis ou dispendiosos».

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