Não Alimentar

Carla Rodrigues, Gestora da marca Perfect Fit

Por a 13 de Julho de 2007 as 9:00

perfect fit

«O objectivo é atingir 10% de quota até ao final do ano»
A pensar nos gatos mais exigentes, a Mars lançou recentemente no mercado nacional Perfect Fit, uma gama de alimentação seca “Super Premium” com créditos firmados nos mercados internacionais.

Activos ou pachorrentos, brincalhões ou meigos, mais ou menos sensíveis em termos nutricionais, mais de 800 mil felinos residentes em Portugal têm agora a hipótese de praticarem uma dieta de acordo com o seu estilo de vida. «Cada gato tem um estado de espírito próprio e vive a vida de forma diferente. É por isso natural que as suas necessidades sejam também diferentes». Em entrevista, Carla Rodrigues, explica como nasceu o conceito de Perfect Fit, quais as vantagens do novo produto e os objectivos da mais recente aposta da Mars.

Hipersuper (H.): Qual a estratégia da recém-chegada marca ao mercado nacional? Carla Rodrigues (C.R.): Perfect Fit é uma marca global da Mars Inc, lançada no início do ano no mercado português mas já com provas dadas noutros mercados. A activação da marca nos diversos países passa por fortes actividades de experimentação do produto na loja, bem como pela criação de notoriedade e credibilidade através de inserções na Imprensa dando ênfase ao facto de ser uma gama de secos de alta nutrição e explicando os benefícios e as características únicas da gama.

H: Que entidade foi responsável pela concepção da gama Perfect Fit?
C.R.: O produto Perfect Fit foi desenvolvido pelos especialistas de nutrição e cuidados animais de Waltham – autoridade mundial reconhecida nos cuidados e alimentação dos animais de companhia. A gama concebida por Waltham respeita a natureza dos gatos. Perfect Fit contém o perfil de macronutrientes ideal (combinação óptima do rácio de energia que o gato recebe, oriunda de proteínas, lípidos e hidratos de carbono), que garante ao gato estar em plena forma física, e inova no mercado ao trazer benefícios especiais adaptados ao estilo de vida de cada felino.

H: Qual é a principal inovação do produto?
C.R.: Perfect Fit é uma alimentação seca de nutrição especializada e de alta palatibilidade, adaptada não apenas à fase da vida, mas especialmente adaptada ao estilo de vida do gato e à sua personalidade muito própria. Esta característica da gama é inovadora, e acresce sobre a garantia de uma alimentação de alta nutrição, alimentação especializada, fundamental para os consumidores mais preocupados com a questão da saúde do seu gato.
Mas o que são a personalidade e o estilo de vida de um gato? Pachorrento, brincalhão, meigo, mais activo ou com sensibilidade especial à alimentação. Cada gato tem um estado de espírito próprio e vive a vida de forma diferente – é por isso natural que as suas necessidades sejam também diferentes.

H: Qual é o posicionamento de Perfect Fit?
C.R.: Perfect Fit posiciona-se como marca especializada para o segmento Super Premium de secos.

H: Quem é o principal concorrente?
C.R.: Actuando no segmento de alta nutrição, concorre com a marca Purina One, acrescendo o factor estilo de vida à gama que a concorrência tem no mercado.

H: Faz parte dos planos da Mars estender a marca aos canídeos?
C.R.: Internacionalmente, a marca Perfect Fit tem produtos para cão e gato. Em Portugal, a marca Perfect Fit deu entrada no mercado apenas com a gama de secos de alta nutrição dirigida aos felinos.

H: Como caracteriza o potencial comprador de Perfect Fit?
C.R.: O consumidor alvo é o dono de gatos experiente que gosta da responsabilidade de cuidar do felino, tem uma relação próxima com o animal e procura produtos cientificamente avançados, além de consumidores semelhantes aos anteriores mas que apesar de não terem o mesmo nível de experiência são, por isso, mais ansiosos. São extremamente protectores e procuram a alimentação mais saudável do mercado, por isso verificam os ingredientes. Em Portugal representam 18% dos donos de gatos.

H: Onde o produto vai estar à venda?
C.R.: O produto vai estar disponível nas grandes superfícies.

H: Que referências constituem a gama?
C.R.: A gama apresenta cinco referências, adaptadas às especificidades de cada tipo de gato. Perfect Fit Active é indicada para gatos adultos mais activos e aventureiros, que precisam de uma alimentação que lhe ofereça mais energia. A fórmula da referência Active combina vitaminas, minerais e proteínas, para o fortalecimento dos músculos, e antioxidantes, vitamina C e ferro, para conservar o metabolismo saudável e fortalecer o sistema imunitário dos felinos, além das vitaminas necessárias para uma visão apurada.
Para gatos adultos mais pachorrentos, característica dos felinos que passam o dia em casa deitados e dispensam muito tempo à higiene pessoal, Perfect Fit in Home é mais indicado. Contém nutrientes que auxiliam os gatos menos activos a manterem um peso saudável e está dotado de uma fórmula especial para reduzir odores urinários e ajudar a diminuir a formulação das bolas de pêlo. Os gatos juniores e seniores têm também referências específicas, assim como os gatos com sensibilidade digestiva.

H: Quais os formatos disponíveis?
C.R.: As várias referências apresentam-se em embalagens brancas com imagem impactante e contém uma foto reveladora do tipo de gato e respectivo descritivo da “personalidade” felina a que se destina cada produto. Nas embalagens são ainda destacados os benefícios para a saúde de cada um dos produtos. O objectivo é comunicar melhor com os donos dos gatos.

H: Em que medida a nova marca pode “roubar” consumidores às restantes marcas de alimentação para gatos do grupo?
C.R.: O objectivo é fazer crescer o segmento, por isso Perfect Fit pode trazer para o mercado de hipers e supermercados os consumidores de canal especializado que não encontravam até agora nas grandes superfícies as respostas ideais para o seu tipo de gato. Permite-lhes ter uma oferta de alta nutrição, à altura, mas totalmente diferenciada das ofertas de petshops e de veterinários.

H: Qual o orçamento do lançamento da marca em Portugal?
C.R.: Com um investimento em Media de 170 mil euros a preços de tabela, o lançamento está a ser apoiado por agressivas campanhas de experimentação e visibilidade no ponto de venda, em sintonia com publicidade em Imprensa para ganhar notoriedade e construir credibilidade.

H: Que balanço faz do mercado de alimentação para gato em Portugal?
C.R.: O mercado de alimentação para gatos vale 39 milhões de euros segundo a Ac Nielsen (vendas em valor em hipers+supers em 2006), cifra que cresce (5%) com a introdução de produtos 'premium' e 'super premium'.
Os dois segmentos de maior crescimento são o das refeições individuais, que cresce ao ano 17% e representa já 31% no mercado, e o dos secos, que sobe cerca de 7% por ano e representa 44% do mercado total. A Mars tem concentrado atenções nestes segmentos, revelando agora mais uma inovação no segmento super premium de secos.

H: Qual é a estimativa de vendas para este primeiro ano de lançamento?
C.R.: O objectivo é atingir 10% de quota de mercado no final do ano.

H: Quantos gatos existem nos lares nacionais?
C.R.: Em Portugal existem 855 mil lares com gato, de acordo com o Consumer Index Marketest 2006, isto é 25% agregados têm felinos como animais de companhia. Esta realidade confere a Portugal uma das taxas de posse mais elevadas da Europa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *