FMCG Marcas

Sabor do Ano com forte adesão

Por a 15 de Junho de 2007 as 2:00

sabor_do_ano.jpgDecorridas algumas semanas sobre o lançamento do “Sabor do Ano” em Portugal e face à aproximação da data limite para inscrições, a indústria tem vindo a demonstrar «uma extraordinária não poderia deixar de partilhar convosco algumas informações que me parecem pertinentes receptividade ao conceito e metodologia do “Sabor do Ano”, facto que justifica os mais de 50 produtos até à data efectivamente inscritos e as muitas empresas que, igualmente, já manifestaram intenção de participação», revela José Borralho, managing director do Sabor do Ano.

«Estamos em crer que as nossas expectativas serão claramente ultrapassadas, conseguindo, contrariamente a outros projectos, juntar os sectores mais representativos da indústria agro-alimentar (das frutas e legumes ás bebidas alcoólicas e não alcoólicas, dos azeites às conservas, passando pela pastelaria, panificação, doces, produtos lácteos, light e com influência na saúde, entre muitos outros), prova que a metodologia a utilizar é reconhecida como a mais justa e que o consumidor saberá reconhecer isso no momento da compra», adianta o responsável pela organização deste evento.

Além da industria, também os consumidores têm aderido a esta iniciativa, ultrapassando já 1.000 o número de inscrições feitas em http://sabordoano.aeiou.pt para participação como provadores.

Neste contexto, a organização do “Sabor do Ano” recebeu de França o mais recente estudo sobre a percepção dos consumidores franceses face ao “Sabor do Ano”, estudo efectuado pela LH2 junto de 1.004 franceses representativos da população francesa.

O estudo colocou para votação qual a qual a melhor metodologia de reconhecimento de um produto alimentar, tendo 49% dos inquirido apontado a degustação por consumidores, 30% controlo das condições de produção, 11% degustação por representantes do sector, e somente 6% eleição por um painel de consumidores, sem provarem o produto e apenas baseados numa fotografia e descrição do mesmo.

Colocada a inquirição foi também o conceito “Sabor do Ano”, respondendo 60% dos inquiridos que o conceito possui uma Notoriedade espontânea. Além disso, depois de experimentar um produto que é “Reconhecido Sabor do Ano”, 59% tenciona voltar a repetir a sua compra, enquanto 87% declara satisfação com os produtos que são “Reconhecidos Sabor do Ano”, após a sua compra. O estudo conclui que, tendo em conta que o logo “Sabor do Ano” se baseia na degustação dos consumidores, e outros promovem apenas a eleição por via da inovação, os consumidores confiam mais no “Sabor do Ano” (89%), aparecendo outros projectos de distinção somente com 5% das votações.

José Borralho refere espera assim atingir também em Portugal «o nível qualitativo atribuído hoje em França ao “Sabor do Ano”, posicionando como uma referência na decisão de compra do consumidor português».

De referir que, face aos inúmeros pedidos para estender a data limite das inscrições, a organização do evento em Portugal estendeu a data limite de inscrições/candidaturas até ao dia 29 de Junho, data em que encerrara esta 1.ª Edição, cujas provas serão realizadas em Setembro e os “Sabores do Ano” apresentados em Novembro ao mercado nacional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *