FMCG Vinhos

Base de dados de vinhos portugueses

Por a 5 de Junho de 2007 as 2:00

O Infovini – Vinhos de Portugal (www.infovini.com), o portal online de promoção e divulgação do vinho português, tornou-se na maior base de dados de vinhos portugueses. Desenvolvido pelo INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e financiado em 50% pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POS_Conhecimento) no âmbito da medida “Conteúdos para a Banda Larga”, este projecto envolveu um investimento na ordem dos 180 mil euros.O Infovini – Vinhos de Portugal é um portal cujo grande objectivo é a divulgação e promoção do vinho português e da cultura do sector, quer a nível nacional quer internacional, na Internet. Nesse sentido, o Infovini propõe formar uma comunidade alargada constituída por utilizadores ligados ao sector e consumidores, motivados e capazes de partilhar conhecimentos e experiências relacionadas com o vinho e a sua cultura. A informação disponível no Infovini permite diferentes níveis de interacção, sempre orientados para a acção e para o conhecimento.

Assim, o consumidor menos conhecedor pode esclarecer dúvidas tão diversas como a forma de fazer um vinho do Porto, os aderentes de uma rota na região de Setúbal e o percurso viário para lá chegar ou, ainda, pesquisar informação sobre uma determinada marca. Outro aspecto importante é a existência de uma área de acesso restrito que permite guardar informação relativa aos vinhos, acrescentar notas de prova, classificar vinhos e, também, criar uma garrafeira virtual onde os utilizadores podem acrescentar comentários pessoais aos vinhos. Já os produtores e engarrafadores têm, através do Infovini, a possibilidade de interagir com a informação dos seus produtos disponibilizando notas de prova, informação sobre prémios e fichas técnicas.

Um dos aspectos mais inovadores do Infovini passa pelo facto de, pela primeira vez, «se tentar agregar na mesma base de dados o maior número possível de vinhos portugueses», refere a investigadora da Unidade de Gestão Industrial do INEGI e responsável pelo projecto Henriqueta Sampaio da Nóvoa. Segundo a responsável pelo site toda a informação existente está distribuída pelas várias comissões vitivinícolas e institutos, «não havendo nenhuma base de dados global dos vinhos portugueses». E um dos grandes objectivos do Infovini «é o de garantir que a actualização desta informação se processe de forma automática e assegurando a correcção dos dados. A possibilidade dos produtores poderem interagir com a informação disponibilizada sobre os seus vinhos, completando-a com informação útil para o utilizador final, como os prémios e as críticas que receberam, é também um factor diferenciador deste portal», esclarece.

Outro aspecto importante que Henriqueta Sampaio da Nóvoa destaca é a forma como os conteúdos do site são tratados, “«om o objectivo específico de serem lidos na Internet, utilizando-se tecnologias multimédia, sempre que possível, para tornar a experiência do utilizador na compreensão dos vinhos portugueses mais gratificante. Nós tivemos o cuidado de criar um conjunto de funcionalidades inovadoras. Por exemplo, após registo no portal é dada a possibilidade a qualquer utilizador de seleccionar as notícias, vinhos, eventos ou páginas que pretende guardar na sua área pessoal para futura consulta, passível de ser acedida em qualquer local».

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