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A força do queijo

Por a 1 de Junho de 2007 as 16:00

 queijo

Actualmente, o consumo de queijo pelo portugueses é de cerca 9Kg/ano, per capita (INE). Em média, cada um dos lares portugueses gastou 81,84 euros na categoria queijo, em 2006, com uma frequência de compra superior a “uma vez por mês”, correspondendo a 14,5 actos de compra por ano.

O queijo é um dos alimentos mais antigos, ricos e saborosos, desenvolvidos pelo Homem. Apesar dos primeiros sinais da sua existência terem 11.000 anos, foi na Mesopotâmia (actual Iraque) há cerca de 5.000 anos que a produção de queijo se tornou comum. O queijo tinha a enorme vantagem de ser um alimento rico, com um elevado poder calórico e com uma grande duração de conservação.

O Império Romano causou a sua expansão por toda a Europa e Mediterrâneo, instituindo normas, aumentando a sua fabricação e tornando-o popular. Era um produto fundamental para a obtenção de um alimento que não se estragasse com facilidade.

Na Idade Média, os Mosteiros Medievais também desenvolveram as técnicas de transformação de leite em queijo. Algumas ordens religiosas ganharam fama devido à qualidade dos seus queijos, fruto das rígidas regras de higiene a que obedecia a sua confecção.

Em Portugal, a tradição na produção de queijos é bem conhecida. Temos produtos de alta qualidade reconhecidos internacionalmente. É no sentido de continuar a preservar a qualidade dos principais queijos portugueses que foram criadas “Áreas Geográficas de Produção”. Actualmente são onze as “Denominações de Origem Protegida” (DOP) e uma “Indicação Geográfica” (IG), que são as seguintes:

Açores
Queijo do Pico

Queijo S. Jorge

Alentejo
Queijo de Nisa

Queijo Serpa

Queijo de Évora

Queijo Mestiço de Tolosa

Beiras
Queijo Serra da Estrela

Queijo Rabaçal

Queijos da Beira Baixa

Trás-os-Montes

Queijo de Cabra Transmontano

Queijo Terrincho

Ribatejo e Oeste Queijo de Azeitão
Actualmente o consumo de Queijo pelos Portugueses, é de cerca de 9Kg/ano, per capita (INE). Este consumo de queijo faz-se frequentemente nos Lares Portugueses. Com efeito, em 2006 o painel de lares TNS Worldpanel registou quase 3.5 milhões de lares compradores (92.8% de penetração do produto). Em média, cada um destes lares gastou 81.84

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