Distribuição

Carrefour passa a liderar retalho brasileiro

Por a 24 de Abril de 2007 as 2:00

O gigante francês Carrefour anunciou ontem (23 de Abril), em Paris (França), a compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão por 2,2 mil milhões de reais (800 milhões de euros), transformando-se no líder do sector retalhista brasileiro em volume de vendas.O Carrefour, 2.º maior grupo retalhista do mundo, informou, em comunicado, que os 800 milhões de euros estipulados no protocolo de acordo assinado com o Atacadão congregam as 34 lojas, 17 das quais localizadas no estado de São Paulo. O Atacadão, que tem lojas em outros seis estados do país e no Distrito Federal, teve vendas de 1,5 mil milhões de euros em 2006, e a participação de mercado da rede rondou os 4%.

Com a aquisição, os franceses reassumem a liderança do mercado após terem perdido o posto para o grupo Pão de Açúcar há seis anos, ultrapassando, assim, tanto o Pão de Açúcar como a Wal-Mart.

O Atacadão era o último grande negócio de retalho brasileiro, considerado até mais determinante que o grupo português Sonae, adquirido pelo Wal-Mart, em 2005, por 750 milhões de dólares (550 milhões de euros).

No comunicado, o grupo francês destacou que esta aquisição na área dos hipermercados de desconto lhe permite captar «um segmento de clientela adicional» que complementa sua oferta de estabelecimentos.

De referir que o grupo gaulês, que contava até agora com 109 hipermercados e 34 supermercados da cadeia Carrefour e 258 lojas de desconto Dia, teve no ano passado vendas na ordem dos 3,8 mil milhões de reais (1,4 mil milhões de euros).

O presidente-executivo do Carrefour, Jose Luis Duran, afirmou durante teleconferência com analistas que espera que as sinergias geradas a partir da aquisição sejam significativas, graças à base de custos baixos do Atacadão. «Embora isso represente menos de 2% das vendas do grupo, (a aquisição) é boa notícia para a estratégia central de construir escala em mercados específicos», afirmou Christopher Hogbin, analista do Bernstein.

«Esta aquisição dá-nos mais oportunidades para acelerarmos nosso programa de crescimento orgânico», disse Duran na teleconferência.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *