FMCG Marcas

Massas do dia

Por a 20 de Abril de 2007 as 10:00

 casa-da-pasta

Iniciada a produção e comercialização em Março de 2006, a Casa da Pasta lançou um novo conceito de massas no mercado nacional: Pasta do dia. Diferenciando-se da restante oferta existente em Portugal pela frescura das massas e do respectivo recheio, o objectivo para 2007 é chegar a uma produção próxima das 60 toneladas

A constituição da Casa da Pasta é, por si só, invulgar no panorama nacional, tratando-se de uma sociedade entre Maria Mendonça, argentina e detentora de 30% do capital da empresa, e a agência de publicidade Uzinha, detentora dos restantes 70%. A justificação é simples: «o desafio que nos foi colocado era, de facto, interessante e não havendo este tipo de produto no mercado nacional decidimos avançar com o projecto», revela Pedro Paixão, delegado da Uzinha da empresa.

Para Maria Mendonça, o projecto existia somente no papel, faltando colocá-lo em prática. «Na altura em que pensei neste projecto ainda não havia mercado para este tipo de produtos e por isso tive de esperar. Durante esse período amadureci a ideia, visitei feiras, tentando perceber que tipo de inovação poderia apresentar ao mercado».

Massa com recheio nacional
Mas o que é afinal a Casa da Pasta e a Pasta do dia? É uma unidade industrial que se propõe a preencher uma lacuna no mercado de pastas nacional. «Uma pasta 100% fresca, sem aditivos e conservantes, cujo segredo reside na frescura e nos novos sabores e formas que incorporam as massas», refere Maria Mendonça, acrescentando Pedro Paixão que, «havia uma grande falta de inovação neste mercado. Nós oferecemos, não só um produto inovador, mas também novos sabores, cores, formas».

De facto, as propostas da empresa são originais e, depois de feitos alguns estudos e análises, aparecem as primeiras ofertas compostas por Raviolis com recheio de bacalhau com broa e farinheira com presunto, admitindo o delegado da Uzina que «estes casamentos tiveram um sucesso imediato e uma aceitação fantástica».

Produzidas na unidade de Alcabideche, os únicos ingredientes que não têm produção própria são as matérias-primas para os recheios, «de resto, somos nós que produzimos tudo», explica Maria Mendonça.

Ao contrário das outras massas existentes no mercado nacional, «as nossas pastas diferenciam-se pela frescura, isto é, possuem um prazo de validade muito curto, cerca de 6 a 10 dias», diz Pedro Paixão.

Depois do Horeca a Distribuição
Se o ano 2006 funcionou como um teste, «de modo a perceber como e quais os produtos que melhor se adaptavam ao paladar do consumidor português», 2007 é «decididamente, o ano em que estamos prontos para alargar o nosso leque de distribuição. Queremos fazê-lo pausadamente, tendo sempre a consciência de que o nosso produto não é de grande rotação. É um produto para quem gosta de comer bem», salienta Pedro Paixão.

Assim, depois de o exercício transacto ter servido para as pessoas «provarem e gostarem», este ano «queremos entrar na Distribuição Moderna». Mas, a colocação do produto no retalho alimentar, não sendo fácil, «exige também algum cuidado. Não queremos colocar o nosso produto em qualquer lado», pondo os responsáveis da Casa da Pasta, à partida, de parte as lojas discount. «Queremos o nosso produto possua um atendimento personalizado, junto de produtos de referência», explica Pedro Paixão, adiantando Maria Mendonça que «o produto é feito de forma a ter um tratamento que se compadeça com aquilo que ele é. Requer algum mimo».

Para 2007 está prevista uma produção média de 5 toneladas por mês, ou seja, uma 60 toneladas no ano. Além do aumento de produção, o alargamento a outras zonas do país também está nos objectivos da empresa. «Estamos convencidos de que o trabalho mais difícil já foi feito. A partir de agora, o nosso produto vai chegar a muitas mais bocas, sempre com qualidade, frescura e respeitando a tradição portuguesa».

Oferta da Pasta do dia
Raviolini
4 Queijos
Salmão e alho francês

Ravioli
Espinafres e natas (massa verde)
Bacalhau com broa (massa negra)
Beringela, courgette e passas (massa laranja)
Farinheira
Tomate seco e manjericão
5 Queijos
Abóbora e pinhões
Ricotta e nóz

Sobrentinos
Pato com castanhas (massa branca)
Camarão (massa negra)
Bacalhau com broa (massa laranja)
Salmão e alho francês (massa negra)
Ricotte, mozzarela e fiambre
Tomate seco e manjericão

Tagliatelle
Verde / Branco
Laranja

Linguini
Negro

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *