Bebidas

Elsa Cerqueira, Responsável pela área de Trade Marketing da Sumol

Por a 20 de Abril de 2007 as 10:00

 sumol

«Um novo sabor Sumol é sempre uma novidade»
Após dois anos de ligação à série Morangos com Açúcar, a Sumol lançou um novo sabor. A tentativa é conseguir capitalizar o target que o sumo e a série de televisão têm em comum.

Hipersuper (H.): Como surgiu a iniciativa para este novo lançamento?
Elsa Cerqueira (E.C.): A ligação da marca Sumol à série Morangos com Açúcar data já de 2005, altura em que a Sumol começou a estar presente com um product placement na série. O que verificámos ao longo do tempo, é que os targets da série e de Sumol eram coincidentes. No fundo, o que fizemos foi aprofundar a relação e capitalizar Sumol na série. Portanto, ao fim de dois anos a patrocinar a série com cenas específicas com Sumol, este é o ponto alto, o culminar da aposta Sumol na série e nada melhor que lançar um sabor Morangos, com todo o apoio e presença das personagens da série.

H: A parceria surgiu de uma abordagem da ou à Sumol?
E.C.: A ideia de lançar Sumol Morangos surgiu no departamento de Marketing da marca Sumol. Só depois do produto estar desenvolvido é que foi apresentado à TVI, com o desafio de associar este produto à série Morangos com Açúcar, aceite pela estação televisiva com grande entusiasmo. De seguida, o canal de televisão participou em diversas vertentes do desenvolvimento da iniciativa.

H.: Qual a estratégia de marketing e comunicação?
E.C.: O lançamento já aconteceu no dia 15 de Março e temos o nosso Morangos já com uma grande distribuição no mercado. Ao nível da comunicação vamos estar na TVI, em todas as salas de cinema Lusomundo, na Internet temos o nosso site, além da promoção e informação ao consumidor disponível em todas as embalagens. Porquê a Internet? Porque é o principal meio de interligação com o target.

H.: O público alvo é apenas o target dos Morangos com Açúcar?
E.C.: A Sumol é a principal marca de refrigerantes em Portugal e está no mercado há mais de 50 anos. É universal do ponto de vista do consumo. Nos últimos anos tem tido um caminho muito interessante no rejuvenescimento da marca. Digamos que ao nível de estratégia de marketing, o lançamento de Sumol Morangos destina–se prioritariamente aos jovens, uma vez que estamos a lançar um sabor inédito que não existe nos refrigerantes em Portugal. O nosso objectivo principal de modernidade da marca, de inovação é de facto o target jovem. Sabemos que Sumol é consumido por toda a gente e por isso mesmo vamos, apesar da estratégia de comunicação estar virada para os jovens, com a utilização da série e das personagens, tocar em toda a gente e atingir todos os nossos consumidores porque um novo sabor Sumol é sempre uma novidade e todos reparam.

H.: O novo produto está disponível em que formatos?
E.C.: A nível de embalagem ao consumidor temos a garrafa de Pet de 1,5L e a lata, sendo que a lata está, também, disponível em six-packs.

H.: Qual o montante investido na campanha?
E.C.: Todo o projecto e todo o investimento que a marca Sumol fez e vai fazer à volta do produto Morangos ronda os 3 milhões de euros.

H.: É de esperar um aumento na quota mercado?
E.C.: A Sumol tem vindo a crescer ao longo dos anos. Os nossos resultados de 2006 foram muito interessantes, registando um aumento em volume de 2% e é óbvio que com o lançamento de uma nova referência, seja de Morangos ou outra, temos sempre objectivos de crescimento. A nossa expectativa é que, uma vez que Sumol em si já vale mais de 65 milhões de litros, o sabor Morangos represente cerca de 2% do valor total de Sumol.

H.: No que diz respeito à escolha do sabor, foi feito algum estudo?
E.C.: Digamos que o sabor de Sumol Morangos é o culminar de uma série de oportunidades que nós verificamos que existiam no mercado. Por um lado, é a ligação com a série Morangos com Açúcar, por outro lado, todos os estudos que fazemos indicam que a nível internacional há muitos lançamentos, quer em bebidas quer noutros segmentos, do sabor morango, que é muito apetecível. A nossa estratégia em relação à aposta no sabor morango ou frutos tropicais ou vermelhos, vem dos estudos de mercado que temos e depois da apetência que nós sabemos, por estudos e informação em geral, que o consumidor português tem pelo morango.

H.: Qual é a origem da matéria-prima (morangos)?
E.C.: De modo a garantir a uniformidade do sabor, o morango utilizado em Sumol Morangos é proveniente de uma composição de variedades europeias. No entanto, qualquer sabor Sumol é integralmente desenvolvido por nós. Dispomos de um Departamento de Investigação e Desenvolvimento que, no fundo, desenvolve as bebidas de acordo com as oportunidades que detectamos e com aquilo que a marca pretende fazer.

H.: Prevê-se o lançamento de novos sabores?
E.C.: Como é óbvio, uma marca como a Sumol que está e quer continuar na frente e vai estar na frente, tem que manter projectos e objectivos a esse nível. Tem que puxar pelo segmento, tem que dar o exemplo. Assim, é normal que existam outros projectos e intenções da marca no desenvolvimento e lançamento de novos sabores de acordo com aquilo que são as oportunidades do mercado e com as necessidades dos consumidores. Certamente que, a seu tempo, hão-de aparecer outras novidades.

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