FMCG Marcas

Alerta para Salmonelas

Por a 4 de Abril de 2007 as 18:12

Um estudo da Agência Europeia de Segurança Alimentar, em Portugal, detectou a presença de salmonelas em mais de 30% de frangos analisados, entre Outubro de 2005 e Setembro de 2006.

Contudo, o Ministério da Agricultura esclareceu que os resultados não significam que a carne esteja, obrigatoriamente, contaminada uma vez que as análises incidiram sobre as fezes das aves uma vez que «os agentes podem encontrar-se em trânsito no tubo digestivo dos animais, sem causar doença e sem contaminar as respectivas aves».

Ainda assim, em comunicado, o Ministério refere que a Direcção-Geral de Veterinária «tomou de imediato medidas para controlar a presença de salmonelas nas explorações de frangos, antecipando-se aos prazos impostos pela Comissão Europeia» em regulamento que data de 2003.

Segundo o Diário de Notícias (DN), já não é a primeira vez que Portugal aparece mal classificado nas análises às explorações avícolas. Em Julho de 2006, a agência concluiu que o nosso país revelou os valores mais altos: 80% das galinhas poedeiras continham salmonelas, contrastando com a média europeia de 30%.

As autoridades responsáveis esclarecem que as salmonelas têm uma incidência de cinco por cada cem mil habitantes em Portugal, sete vezes menos que na União Europeia. No mesmo comunicado, o Ministério menciona que «todas as carnes de frango, em Portugal, são submetidas a um processo de inspecção sanitária nos matadouros por veterinários que garantem a exclusão do circuito comercial para o consumo de carcaças com qualquer sinal de doença».