Emprego & Formação

Melhores salários em Espanha

Por a 30 de Março de 2007 as 19:04

 euro

A Hays Sales&Marketing publicou os resultados do Estudo Salarial de 2006 referente ao mercado de trabalho nos principais centros urbanos da Península Ibérica. A conclusão é simples: ganha-se mais na vizinha Espanha do que em terras lusas

De acordo com os dados publicados no Estudo Salarial de 2006, realizado pela Hays Sales&Marketing, conclui-se que a economia espanhola continua em ascenção face a uma estagnação económica portuguesa, apesar do aumento salarial desta última em 2006. A disparidade é notória na comparação dos salários nos vários sectores do mercado de trabalho. Os resultados mostram diferenças não só entre os dois países, mas também entre as principais regiões de cada país.

De acordo com a Hays, em 2005, um colaborador espanhol ganhou, em média, mais 24,8% que um colaborador português. A diferença para o ano de 2006 é calculada em 13,2%, sendo, no entanto, uma média que pode induzir em erro uma vez que engloba um maior número de colocações a nível de middle management.

Efectivamente, em posições intermédias, nos diversos sectores, a diferença não é tão marcada entre os dois países, apesar de Espanha registar valores mais altos. Nas posições inferiores, especialmente na área do Marketing, os dados revelam valores anuais bastante parecidos.

A diferença entre Portugal e Espanha é mais acentuada em posições de salário mais elevado, tendo como exemplo um Director de Marketing, que em Lisboa pode auferir um salário anual de 72.450 euros face a um homólogo seu em Barcelona cujo salário chega aos 100.000 euros, ou mesmo um Director de Comunicação onde a diferença passa os 80%.

Na área Comercial mantém-se o contraste desde as posições mais elevadas até às mais inferiores, no entanto, a diferença percentual, entre os dois países, ou mesmo dentro das principais regiões de cada país, não é tão acentuada como na área de Marketing ou Comunicação.

Apenas na área da Grande Distribuição/Retalho, Portugal regista uma diferença considerável com salários mais elevados nas posições de maior relevo, quer em Lisboa ou mesmo na região do Porto. No entanto, as cidades espanholas (Madrid e Barcelona) acabam por registar valores superiores a partir das posições intermédias.

Relativamente ao ano de 2005 a diferença salarial entre Madrid e Barcelona desceu de cerca de 12,4% para 2,7%, o que representa uma grande aproximação, apesar dos madrilenos continuarem a receber salários mais elevados. Valência continua a registar uma descida em relação às outras cidades espanholas. Em Portugal, Lisboa encontra-se na frente, face ao Porto, com os seus colaboradores a receberem 7% mais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *