Veículos

Ano recordista na MAN

Por a 28 de Março de 2007 as 16:44

Pelo segundo ano consecutivo, o grupo MAN Nutzfahrzeuge atingiu lucros recorde: os lucros operativos aumentaram em 2006 de 201 milhões para 670 milhões de euros (+43%). O produto de vendas (ROS) subiu de 6,4% para 7,7% (+ 1,3 pontos percentuais), ou 8% após inclusão de serviços financeiros. O retorno de capital investido (ROCE) sofreu um aumento de 26,8% (+8,9 pontos percentuais).

As vendas tiveram um acréscimo de 18% para 8,7 mil milhões de euros (2005: 7,4 mil milhões), resultando no quarto recorde de vendas consecutivo. Com 79.822 de unidades vendidas (2005: 68.209), o sector dos camiões obteve um resultado de vendas no valor de 7,2 mil milhões de euros (+16%).

«A estratégia de crescimento internacional da MAN Nutzfahrzeuge está a dar os seus frutos: a venda de veículos na Europa aumentou cerca de 10% em 2006. Fora da UE, a venda de veículos aumentou cerca de 52%», refere o construtor alemão em comunicado. Por exemplo, nos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), a MAN conseguiu vender um total de 1.829 camiões. Isto equivale a um lucro de cerca de 280% em comparação com o ano de 2005. As encomendas recebidas sofreram um aumento de 344%, quase atingindo 2.900 unidades.

«De forma a satisfazer o aumento da procura de camiões MAN na Europa de Leste e Rússia, a MAN Nutzfahrzeuge está a expandir a sua capacidade de fabrico com uma nova fábrica de montagem perto de Cracóvia (Polónia)», avança a empresa. Com início de actividade em meados de 2007, esta fábrica irá produzir em primeira instância o TGA WorldWide (camião com mais de 16 toneladas) com base na tecnologia comprovada da geração Trucknology®. Estima-se uma capacidade de produção anual de 15.000 veículos numa única operação de fabrico.

A MAN está a fabricar camiões pesados da série CLA series entre 16 a 49 toneladas para o marcado indiano numa parceria com a empresa Indiana Force Motors. Este ano, a parceria MAN Force Trucks Private Limited iniciará a produção de camiões para exportação para outros países asiáticos.

Com a apresentação da nova série de camiões tipo TGS e TGX este Outono, «a MAN conquistará novos clientes no importante segmento dos camiões pesados (com mais de 16 toneladas)», salientam os responsáveis do construtor alemão, avançando que, «com uma cabine interior completamente redesenhada, os novos veículos estabelecem novos padrões no âmbito do conforto ergonómico e carácter atractivo, e também consomem menos combustível graças às inovações aerodinâmicas e tecnológicas».

Quanto a 2007, a MAN Nutzfahrzeuge «teve um óptimo começo no novo ano fiscal. O excelente número de encomendas do ano anterior continuou em 2007. As inovações técnicas e o bom posicionamento da linha de produtos MAN farão com que o crescimento sustentável continue certamente».

Como resultado, os responsáveis pela MAN esperam que os lucros operacionais para 2007 «atinjam o valor alvo do nosso produto de vendas em 8,5% (excluindo serviços financeiros). Com o início da produção na Polónia e Índia, uma organização de vendas mais eficaz fora da Europa e a expansão da rede de serviços, a MAN Nutzfahrzeuge continuará a perseguir a sua estratégia de crescimento internacional».

O construtor prevê um aumento de vendas em particular na Europa de Leste e Ásia, «mas tanto o mercado da Europa Central como a quota de mercado de camiões deverá aumentar de 15,9% presente para 18% em 2010».