FMCG Vinhos

Vinhos Verdes crescem pelo quinto ano consecutivo

Por a 22 de Março de 2007 as 17:08

Vinho Verde na praia termina hoje

O Vinho Verde branco, com um aumento de 7,5%, e as exportações, com um volume de negócio de 23 milhões de euros, foram os grandes motores do crescimento registado em 2006 na região dos Vinhos Verdes.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) divulgou os dados referentes ao ano 2006, apresentando vendas totais de 57 milhões de litros, correspondente a um crescimento de 5,1% – o quinto ano de crescimento consecutivo para a região. O vinho branco foi o grande campeão de vendas, com 50 milhões de litros vendidos em 2006, num aumento de 7,5% face ao ano interior. Com 130.000 litros no mercado, o espumante de Vinho Verde começa igualmente a assumir-se como um produto em expansão.

Número dois no mercado nacional, com uma quota de mercado de quase 18%, o Vinho Verde deve o crescimento verificado este ano às exportações, cujo volume de negócios é de 23 milhões de euros/ano. Pela primeira vez, a região ultrapassou a marca dos 17 milhões de litros exportados, um crescimento de 17%, com os mercados da França, Alemanha, Estados Unidos da América, Angola e Canadá nos lugares cimeiros.

Em 2007, a CVRVV reforça o investimento em promoção com um orçamento superior a 800 mil euros, ao qual se junta a candidatura para certificação do Vinho Verde. Ao longo deste ano, a CVRVV espera ainda concluir uma série de estudos estratégicos sobre a Região dos Vinhos Verdes e as suas empresas, que visam indicar estratégias de reforço da região, nomeadamente no que diz respeito à concentração das empresas.