FMCG Vinhos

ViniPortugal promove fine wines board

Por a 28 de Fevereiro de 2007 as 17:13

viniportugal

Várias centenas de vinhos de mais de 80 produtores portugueses estão a ser avaliados em prova cega por um júri independente, que determinará a sua adaptação a três mercados: Estados Unidos da América, Reino Unido e Alemanha.

A sessão de provas, promovida pela ViniPortugal, decorre “à porta fechada” entre 26 e 28 de Fevereiro, no Hotel Ritz, em Lisboa. Vão ser provados vinhos brancos, tintos, rosés, espumantes e licorosos, em dois segmentos – premium e super-premium.

Tanto o vinho propriamente dito como o packaging são objecto de avaliação. Os vinhos são classificados de acordo com as exigências particulares de cada um dos três mercados. Aqueles que foram considerados adaptados ao gosto do consumidor local, vão receber uma distinção de mérito, que se espera que seja, em cada mercado, uma óbvia vantagem competitiva.

Através de campanhas de comunicação, a ViniPortugal será responsável pela posterior divulgação nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha deste mecanismo e do significado da distinção de mérito.

Entre os membros do júri estão nomes sonantes do universo da crítica de vinhos, como o norte-americano Joshua Greene, da revista Wine & Spirits; os ingleses Robert Joseph e Charles Metcalfe, um dos nomes internacionalmente mais conhecidos e fundador da Wine Magazine; o sommelier alemão Hendrik Thoma; Luís Ramos Lopes, director da Revista de Vinhos, Rui Falcão, jornalista da Blue Wine, e o autor de livros de vinhos João Paulo Martins.

De referir que o Fine Wines Board surge no seguimento de uma das recomendações do Estudo Porter para o cluster dos vinhos em Portugal.