FMCG Vinhos

Vinhos Verdes com Sociedade Comercial

Por a 26 de Fevereiro de 2007 as 18:19

Verdes moderadamente positivos

O plano estratégico para o sector dos Vinhos Verdes, apresenta como principal proposta a criação de uma sociedade comercial que reúna as 16 adegas cooperativas da região dos Vinhos Verdes. Durante a apresentação realizada em Castelo de Paiva, o secretário de Estado adjunto da Agricultura, Luís Vieira, alertou os produtores e engarrafadores locais, com marca própria, para o facto dos fundos comunitários para adegas individuais estarem no fim. «Há, por isso, que reestruturas as adegas cooperativas portuguesas», referiu.

De referir que a fusão de adegas e a criação de entidades comerciais que substituam as organizações cooperativas não são ideias novas. O actual quadro origina fenómenos de dispersão com impactos económicos importantes, registando-se, para além disso, situações financeiras difíceis em muitas adegas, sendo que algumas já não conseguem pagar aos agricultores que lhes vendem as uvas.

Luís Vieira garantiu em Castelo de Paiva que as verbas comunitárias serão canalizadas para organizações empresariais e não cooperativistas: «não haverá mais subsídios comunitários para adegas cooperativas, mas para estruturas comerciais». O objectivo desta medida «é criar sustentabilidade empresarial e permitir que se pague a tempo e horas aos produtores de uvas».