FMCG Vinhos

Exportações de vinhos e espirituosas francesas crescem 13%

Por a 26 de Fevereiro de 2007 as 18:02

champagne

A Federation dês Exportateurs de vins et spiritueux de France (FEVS) anunciou que o valor total das exportações francesas totalizaram 8,74 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 12,9% face ao ano 2006. «Foi um ano recorde», sublinhou Philippe Casteja, presidente da FEVS, destacando o Champagne e o Cognac.

As vendas de Champagne subiram 14,7%, totalizando 2,1 mil milhões de euros, enquanto nas espirituosas, o crescimento foi de 16,4%, em valor, face a 2005. Neste capítulo, o Cognac contribuiu com vendas superiores a 1,5 mil milhões de euros.

À parte do Champagne e das espirituosas, a FEVS registou uma recuperação nas exportações, verificando-se uma subida de 9,9% nas vendas para 3,9 mil milhões de euros.

Os vinhos AOC (Appellation d´Origine Contrôlée) tiveram uma performance muito positiva, com as exportações a crescer, em valor, 13,5%. As excepções foram as regiões de Languedoc Roussillon, tendo decrescido 9,6% e Beaujolais, com uma descida de 3 pontos.

Borgonha e Bordeaux lideram as exportações, registando subidas, em valor, de 9 e 5,8%, respectivamente.

Quanto aos destinos dos néctares franceses, os Estados Unidos da América foram o país mais importador, com um valor de 2,4 mil milhões de dólares, correspondendo a uma subida de 22,2%. Em segundo lugar, aparece o Reino Unido com uma subida de 1,5 mil milhões de euros, correspondendo a mais 8,2%.

De referir ainda as exportações para a China, sendo o país a registar o maior crescimento: +44,8%, num total de 101 milhões de euros.