Bebidas

Compal Essencial a caminho de Espanha

Por a 23 de Fevereiro de 2007 as 17:05

Compal

Um ano depois do lançamento, o Essencial «superou em duas vezes e meia as expectativas», afirma José Jordão, responsável pela divisão de Sumos, Néctares e Refrigerantes da Compal. O próximo passo é a internacionalização, Espanha é o primeiro alvo, mas em cima da mesa também estão várias propostas e parcerias com outros países.

Para tal, a Compal investiu cinco milhões de euros numa segunda linha de produção, localizada em Almeirim, que apenas se dedica ao Essencial e terá capacidade de produção de 150 milhões de unidades em 12 meses.

«Este produto pode ser um caso sério de sucesso de internacionalização», afirma José Jordão. O primeiro passo é Espanha, onde a Compal já está instalada há oito anos, com sucesso. «Ainda estamos a testar o produto e a primeira percepção é de que o conceito é excelente, mas existem alguns entraves» continua. «Tudo isto tem um lado sensível que é o preço, o consumidor espanhol não é muito diferente do português, consome muitos sumos mas de marcas da distribuição», explica.

A existência de duas marcas dentro da categoria “doses de fruta” no mercado espanhol, que «não conseguiram fazer muita coisa», leva a Compal a ter cuidados dobrados ao entrar no mercado de “nuestros hermanos”. Porém, a empresa acredita que ainda neste semestre a decisão de avançar já estará decidida. «O difícil é ter capacidade para optimizar recursos e escolher a estratégia de internacionalização», explica o responsável da Compal.

Para além de Espanha, a empresa também está a estudar propostas de outros países, como EUA, Itália, Finlândia, Alemanha ou Polónia. «A Compal esteve numa feira na Alemanha a apresentar o Essencial, para uma plateia de cerca mil pessoas, e a reacção foi fantástica».

Para comemorar um ano de existência, a Compal vai oferecer um milhão de embalagens de Essencial. Neste espaço, as expectativas foram largamente superadas: vendeu 25 milhões de unidades individuais, gerou 16.500 milhões de euros e alcançou 92% de quota de mercado dentro deste novo segmento.

Morango e manga são os sabores preferidos dos portugueses. Actualmente, Compal Essencial tem seis paladares diferentes, porém «a gama vai ser alargada. Neste momento, por razões comerciais, não o vamos fazer, mas vão haver novidades em 2007», afirma José Jordão.

Grande parte da matéria-prima utilizada na confecção do Essencial é nacional, principalmente a fruta característica (maçã, pêra e pêssego). Contudo, «os restantes ingredientes, não produzidos em quantidade suficiente cá, têm de ser comprados lá fora», garantiu o responsável da Compal.