FMCG Marcas

Mais de cem empresas lesadas em 6,2 milhões

Por a 5 de Fevereiro de 2007 as 17:25

Um total de 111 empresas foram burladas em 6,2 milhões de euros em Portugal. Entre 2002 e 2004, um grupo de 57 indivíduos adquiriu alegadamente mercadorias a crédito a vários fornecedores, entre os quais a Danone, a Lactogal, a Central de Cervejas, a Campo Frio e o Entreposto N.H. As encomendas tinham entrega imediata e descontos entre 30 a 40% face aos valores praticados no mercado, de acordo com o Jornal de Notícias.

Segundo os burlões, o pagamento seria feito a 30, 60 ou 90 dias. Na altura da cobrança, no entanto, as empresas compradoras e os comerciantes desapareciam. Os contactos dos responsáveis mudavam e as sedes, regra geral armazéns, eram abandonados, o que impossibilitava a cobrança dos valores em dívida

O caso está em investigação pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal e pela Polícia Judiciária e alguns indivíduos foram já detidos. Em causa estão crimes de burla, falsificação de documentos, associação criminosa e receptação (encobrir objectos roubados por outrem).