Bebidas

Sumolis negoceia maioria da Compal

Por a 18 de Dezembro de 2006 as 17:15

compal

A Sumolis está a negociar com a Caixa Geral de Depósitos (CDG) a aquisição da posição da Compal que está nas mãos do banco estatal. A negociação já foi confirmada pela Sumolis em nota enviada à Comissão de Mercado de Valores Imobiliários (CMVM).

«A Sumolis e a Refrigor SGPS», empresa sua dominante, «têm mantido conversações com instituições financeiras com o objectivo de assegurar o financiamento para a aquisição de 80% do capital da Compal e para a negociação da dívida desta última sociedade», lê-se no comunicado. Segundo o semanário Sol, o financiamento está a cargo do Santander. A instituição espanhola limita-se ao papel de intermediário e não entrará no capital da Compal.

O negócio, que deverá estar concluído até ao final do ano, «poderá servir de plataforma de crescimento da Sumolis para outros mercados, em especial o espanhol», estima uma nota emitida pelo BPI (Banco Português de Investimento).

A CGD adquiriu os 80% da Compal por 284 milhões de euros, com o objectivo de manter a empresa nas mãos de empresas nacionais e como um investimento a médio/longo prazo, justificou o banco do estado em Novembro do ano passado.