Distribuição

Planos Wal-Mart até 2008

Por a 24 de Outubro de 2006 as 15:30

Wal-Mart aproxima-se do mercado gay

O maior retalhista mundial – Wal-Mart – afinal não irá crescer tanto quanto os analistas esperariam. Na apresentação dos planos de crescimento para 2008, o grupo norte-americano anunciou o compromisso de continuar a crescer, mas de forma mais realista. Isto porque, em vez de anunciar crescimentos parecidos aos que tem vindo a apresentar nos últimos anos, uma média de 8%, os responsáveis da Wal-Mart anunciaram planos de crescimento na ordem dos 7 a 7,5% no ano de 2008. Além disso, foi anunciado também que o investimento irá aumentar, mas de forma ligeira, prevendo-se a redução da expansão das lojas, de modo elevar o retorno dos investimentos efectuados.

Tom Schoewe, vice-presidente executivo e CFO, afirmou durante a apresentação que «o grupo prevê aumentar o investimento para o ano de 2008 em 2 a 4%», bem abaixo dos 15 a 20% previstos para 2007. O gigante norte-americano planeia abrir mais 600 lojas em todo o mundo (incluindo EUA), adicionando aproximadamente 18 milhões de metros quadrados de área no próximo exercício nos mais diversos conceitos e formatos explorados pela Wal-Mart. Os responsáveis pelo grupo norte-americano referem, no entanto, que esta previsão é antes de qualquer possível aquisição.

John Menzer, vice-presidente do grupo, admitiu que «continuamos a apostar no crescimento, mas os nossos projectos imobiliários estão agora sujeitos a processo de prioridade mais rigorosos», adiantando que «ao focar-se no local, o processo de selecção de loja permitirá ao grupo obter retorno mais rápido».

Para o ano de 2007, a ter início em Fevereiro, a Wal-Mart prevê a abertura nos EUA de 270 Supercenters e 10 discounts, além de outros formatos, perfazendo assim em território americano entre 305 a 330 novas aberturas. Já no plano internacional, as previsões apontam para entre 320 e 330 novas inaugurações.