Distribuição

Lucros do El Corte Inglés crescem 6,82%

Por a 29 de Agosto de 2006 as 11:45

Lucros do El Corte Inglés crescem 6,82%

O grupo espanhol El Corte Inglés apresentou, de acordo com o Relatório e Contas (contas fechadas a 28 de Fevereiro de 2006), um lucro líquido de 653,14 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 6,82%. Por seu lado, o volume de negócio no exercício de 2005 aumentou 8,5% em relação ao ano anterior, fixando-se nos 15,85 mil milhões de euros, ou seja, mais 1,2 mil milhões que em período homólogo.

Em comunicado, o grupo El Corte Inglés refere que todas as empresas do grupo aumentaram o seu volume de negócios e tiveram uma evolução positiva de acordo com os objectivos planificados. Os Grandes Armazéns El Corte Inglés continuam a ser a principal linha de negócio, alcançando 57% do volume total da actividade comercial do grupo. Em relação ao exercício anterior, revela o comunicado, houve um aumento de 7% no seu volume que superou os 9.030 milhões de euros.

Das restantes linhas de negócio, que representam no seu conjunto 43% do total do grupo, confirma-se a aposta na diversificação da estratégia, levada a cabo nestes últimos anos.

O volume de vendas da empresa El Corte Inglés Grandes Armazéns foi de 256,83 milhões de euros, representando um aumento de 7,8% em relação ao exercício anterior, revelando o comunicado que, o lucro bruto de exploração situou-se nos 21,77 milhões de euros e, uma vez aplicadas as amortizações do exercício, no valor de 15,07 milhões de euros, o lucro de exploração foi de 6,70 milhões de euros.

De referir que, depois do fecho do exercício 2005/2006, em Maio de 2006, o El Corte Inglés Grandes Armazéns inaugurou, em Vila Nova de Gaia, o segundo Centro Comercial em Portugal, situado na Avenida da República, dispondo de 13 pisos, oito dos quais sobre o solo, de uso comercial, e cinco destinados a estacionamento subterrâneo.

Isidoro Alvarez, presidente do Conselho de Administração, referiu durante a apresentação dos resultados que «mais uma vez, podemos falar de objectivos alcançados. O grupo de empresas do El Corte Inglés conseguiu novas quotas de solidez, eficácia e rentabilidade. Os nossos produtos e serviços foram apreciados pela sociedade e premiados com a confiança depositada em nós. Os dados que apresentamos mostram uma empresa saneada, sólida e em constante crescimento».

Acrescente-se que durante o exercício de 2005, o grupo realizou um esforço nas aberturas de novas lojas de cada um dos formatos. Na comunidade de Madrid (Espanha), inaugurou-se o novo edifício de Casa e Decoração do El Corte Inglês no Centro Comercial Parquesur. Na Catalunha, o El Corte Inglés de Can Drago (Barcelona) abriu parcialmente as suas portas e, em Málaga (Andaluzia), inaugurou o El Corte Inglés do Centro Comercial de Bahía Málaga, entre outros.

Em relação às restantes linhas de negócio, durante o exercício 2005 abriram ao público 45 novas Agências de Viagens El Corte Inglés, 23 lojas Opencor, 19 lojas Sfera Jovem, 7 supermercados Supercor e 5 novos Centros de Óptica 2000.

Em relação ao desenvolvimento internacional, inaugurou-se o já mencionado segundo Centro El Corte Inglés em Portugal, em Vila Nova de Gaia, e está em desenvolvimento uma terceira unidade no País, «animados pelo acolhimento que nos têm dado a sociedade portuguesa», anunciando o presidente do Grupo El Corte Inglés também que se iniciaram as gestões para a implantação do Grupo em Itália. Em simultâneo desenvolve-se a expansão internacional das novas empresas, especialmente Sfera, com presença em Portugal, Grécia e Bélgica, e Viagens El Corte Inglés que este ano abriu delegações em Portugal, França, Bélgica, Estados Unidos, México, Chile e Argentina.

E, finalmente, conforme anunciou também Isidoro Álvarez, continua o programa de diversificação, com a expansão e criação de novos negócios. Antes de finalizar o ano de 2006 irá ter inicio uma nova actividade, com a abertura do primeiro estabelecimento Bricor, em Alcalá de Henares, com o qual o Grupo El Corte Inglés irá entrar no sector especializado do bricolage. Como filosofia da evolução do grupo, Isidoro Álvarez destacou que «El Corte Inglés e todas as empresas do seu Grupo têm como prioridade absoluta a satisfação do cliente. O cliente marca as nossas linhas de actuação. Quando pensamos em qualidade, surtido, atenção personalizada, oferta das últimas novidades do mercado ou especialização das nossas lojas, estamos a pensar nas necessidades desse cliente».