FMCG Marcas

Quebras no consumo da carne de aves

Por a 28 de Junho de 2006 as 16:41

De acordo com o boletim mensal da agricultura, pescas e agro-indústria relativo ao mês de Junho do Instituto Nacional de Estatística (INE) as previsões agrícolas, à data de 31 de Maio, apontavam para um aumento generalizado da produtividade de cereais praganosos e perspectiva-se, face a 2005, um aumento da superfície de arroz em 10%. Nos pomares, assinala-se um decréscimo da produtividade das cerejeiras na ordem dos 5%.

No que respeita ao peso limpo do gado abatido e aprovado para consumo, em Abril de 2006, foi de 36 mil toneladas o que representou uma quebra de 9,5% face ao mês homólogo de 2005, sendo que este decréscimo correspondeu sobretudo a um menor volume de abate de galináceos e perus. De referir ainda as quebras significativas no número de ovos para incubação e dos pintos do dia que poderão vir a ter reflexos na produção dos próximos meses. Contudo, a produção de ovos de galinha para consumo registou um aumento de 13,3% face ao mesmo período de 2005, com uma produção de 7,7 mil toneladas.

A recolha de leite de vaca registou uma quebra de 2,4% face a 2005 e os produtos lácteos tiveram quebras de produção, menos 0,7%. Contudo, o queijo de vaca e leite para consumo apresentaram aumentos de 2,2% e 1,3%, respectivamente. O boletim do INE observou uma descida na quantidade de pescado descarregado em 20,2% à verificada no mesmo período do ano transacto.

O índice de produção das indústrias alimentares e das bebidas, em Abril de 2006, apresentou uma descida em relação ao mês anterior, menos 7,8% assim como em relação ao mês homólogo, menos 3,6%. Quanto ao índice de volume de negócios nas indústrias alimentares e das bebidas observou-se, em Abril de 2006, um decréscimo de 14,3% em relação ao mês anterior. No entanto, a variação do índice em relação ao mês homólogo foi positiva (+3,2%).