Bebidas

Nova fórmula Lipton

Por a 7 de Junho de 2006 as 17:29

A Lipton acaba de lançar uma nova fórmula no mercado cuja principal inovação consiste numa maior exploração das propriedades benéficas do chá. A composição do Lipton Ice Tea é desde sempre baseada em três componentes: extracto de chá, água e sumo de fruta. Nesta alteração de fórmula a Lipton introduz um extracto de chá mais rico e natural simplificando o processo de fabrico de modo a garantir a manutenção das características da folha do chá desde a colheita até que é consumido. Para além disto, a marca optou também por reduzir o teor de açúcar adicionado à bebida e aumentar o teor de sumo de fruta.

Para explorar de forma mais intensa as propriedades das folhas de chá a Unilever tem várias plantações no mundo o que permite à empresa «desenvolver know-how no cultivo, tratamento e transformação do chá» explica a gestora de produto, Graça Borges. Desta forma, após a colheita das folhas estas são secas, esmagadas e entram em fase de fermentação, findo este processo a planta é novamente seca e posteriormente seleccionada. Apenas com as folhas separadas através deste método é feita uma infusão que é desidratada dando origem ao extracto de chá.

Importa mencionar que não são adicionados novos ingredientes na elaboração do Lipton Ice Tea mas sim uma alteração na fase de desidratação onde se simplifica o processo, utilizando métodos naturais, para garantir que as propriedades da folha do chá saem intactas do processo.

O Ice Tea mantém o posicionamento no mercado continuando a ser uma bebida sem gás com extracto de chá e sumo de fruta, sem adição de corantes ou conservantes. Contudo, esta alteração na produção tem como objectivo reforçar a naturalidade da bebida, oferecendo os antioxidantes do chá. Em termos de embalagem existem diferenças, nomeadamente a inclusão de mais informação relativa aos três componentes do produto: «Chá, fonte natural de antioxidantes», «Água, fonte de hidratação» e «Prazer da fruta» e a referência «Novo – com os antioxidantes do chá». Para demonstrar ao consumidor a mudança da fórmula do produto a marca explica «Da plantação ao copo, simplificámos a viagem da folha de chá para preservar os seus antioxidantes naturais».

O produto continuará a ser comercializado em todos os canais de distribuição. Segundo a empresa os dados Nielsen indicam que o Lipton Ice Tea possui uma quota em volume de 62% e 67% em valor no segmento dos ice teas. No canal alimentar a quota é de cerca de 60% em volume e 68% em valor, relativamente ao canal Horeca a quota em volume é de 68% e 66% em valor. No mercado total dos refrigerantes a Lipton é a segunda marca do mercado com uma quota de 10% em valor e 9% em volume.

Os investimentos para a reestruturação do produto estão orçados em dois milhões de euros e a comunicação desta alteração será feita, segundo a gestora de produto da Lipton, Graça Borges, «primordialmente em todas as embalagens da marca, ponto de contacto diário e directo com os consumidores» bem como na TV, imprensa, outdoor e rádio.