Bebidas

Morangos todo o ano

Por a 9 de Maio de 2006 as 16:43

À semelhança do que já havia feito o ano passado, após o lançamento da referência Maçã Bravo de Esmolfe em edição limitada, a Compal continua a apostar na subsegmentação da sua linha Clássico, tendo agora apresentado a Edição Especial Morango. O objectivo é que esta subgama baseada em produtos sazonais possa ser comercializada durante todo o ano.

Em Setembro de 2005, a Compal surpreendeu ao abrir uma categoria premium que passava por uma referência feita exclusivamente com maçã bravo de esmolfe, um produto com denominação de origem e, como tal, com necessidades específicas ao nível do fornecimento. Na altura, tratou-se de uma edição limitada, mas a boa receptividade que a proposta obteve levou a companhia a redefinir a filosofia imposta nesta subgama dos néctares Clássico.

Assim sendo, a designação Limitada vai ser substituída por Especial, na medida em que o objectivo passa por ter o produto nas prateleiras durante todo o ano. Entusiasmada, a Compal aproveitou também para acrescentar uma nova referência a esta gama, desta feita com o sabor morango. Este fruto, conhecido precisamente pela sua sazonalidade, passa assim a estar disponível em qualquer estação do ano. A gama Especial poderá ainda ser alvo de um terceiro lançamento, mas que certamente não terá lugar em 2006, assegurou à Hipersuper Ricardo Rosa, gestor de produto.

Do ponto de vista do mercado, a gama especial caracteriza-se por um packaging limpo e directo, apelando directamente à naturalidade dos produtos. O preço de venda aconselhado para o litro de prisma disponível em INA é de 1,39€, quando o Clássico tradicional oscila entre 1,12 e 1,15 euros. Falamos, portanto, de um produto com posicionamento premium. Porém, como explica Ricardo Rosa, o preço não se deve a uma margem maior mas antes a custos adicionais em termos de matéria-prima, o que naturalmente tem que ser reflectido na definição do preço de venda.

A referência morango, contrariamente ao que acontece com a maçã bravo de esmolfe, estará também no canal Horeca e será alvo de comunicação ao nível de televisão. O seu antecessor nesta subgama não beneficiou deste facto, o que demonstra a aposta forte que a Compal está a fazer nestes lançamentos. O Compal Clássico Morango caracteriza-se igualmente pelos níveis de perecibilidade mais elevados, mas será uma mais-valia para o consumidor na medida em que não existia no mercado uma referência com este sabor em temperatura ambiente.

Em relação à Moderna Distribuição, Ricardo Rosa salienta também que o novo produto é adaptável a qualquer formato de loja, incluindo discount. Neste momento, as negociações com as cadeias estão concluídas, estando presente nas principais insígnias do ramo alimentar incluindo Minipreço e Pingo Doce, cadeias que apostam claramente em preço mas que viram aqui uma oportunidade de negócio.