Bebidas

6ª inovação SCC em 2006

Por a 19 de Abril de 2006 as 18:21

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) cumpriu metade da promessa para 2006 com o lançamento da Formas Luso. Segundo a empresa esta é a «primeira água que ajuda a perder peso». A 6ª inovação deste ano estará disponível a partir do final do mês no mercado, com os sabores morango, limão e manga.

Sob o slogan “Perca peso com prazer” esta novidade da SCC tem a capacidade de combater o excesso de peso devido a uma característica em particular, as fibras hidrosolúveis que são conhecidas pelo efeito de saciedade que criam, inibindo excesso alimentares e conduzindo à redução de peso.

Num investimento total de 10,5 milhões de euros, sendo que 6 milhões foram aplicados em acções de marketing e promoção e os restantes 4,5 no processo de desenvolvimento e pesquisa, a SCC aparece com a Formas Luso depois da Luso Fresh numa lógica de continuidade com a sua estratégia de segmentação da marca Luso e crê que detectou uma importante oportunidade de mercado.

Uma outra particularidade desta água é a aprovação pela Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) que acredita que o produto cria benefícios para a população portuguesa. Segundo Elsa Feliciano, nutricionista da APN «a Formas Luso ajuda a controlar o peso mesmo sem a alteração dos hábitos normais», contudo «a perda de peso será mas significativa se a ingestão desta água funcional for acompanhada de um regime alimentar equilibrado e de exercício físico».

Em termos de exportação a Luso cresceu 25% no ano passado e existe a intenção de exportar a nova Formas Luso como confirma, Nuno Teles, director geral de marketing da SCC. Contudo, a marca pretende privilegiar o mercado nacional ainda não tendo definido o plano de exportação. Num mercado onde se verifica uma feroz concorrência, a marca com 150 anos de história acredita que este lançamento vai revolucionar o segmento das águas. De acordo, com testes realizados pela empresa, a uma amostra de 600 inquiridos, cerca de 88% declararam a sua intenção de compra.

A Formas Luso será comercializada no Canal Alimentar em packs e individualmente e no canal Horeca apenas no formato individual. O produto estará disponível em embalagens de 50cl, que podem ser adquiridas, segundo aconselha a Central, em garrafa individual por 0,74 cêntimos ou em pack de quatro unidades a um custo de 2,96 euros no canal alimentar. Segundo dados da própria empresa, em 2005 o crescimento da marca Luso em valor no Canal Horeca passou de 12,2% para 14% e o Canal Alimentar passa de 26,7% para 28,8%.