Feiras

Inovação marca Alimentaria

Por a 5 de Abril de 2006 as 11:08

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No 30.º aniversário, a Alimentaria de Barcelona foi durante cinco dias o palco mundial para as empresas dos sectores alimentar, não-alimentar, bebidas e vinhos. Nos 122 mil metros quadrados, divididos entre dois espaços, a “Fira”revelou-se profícua em novidades, aproveitando as empresas expositoras para apresentar as inovações que estarão num futuro próximo nos lineares da Moderna Distribuição.

A XV edição da Alimentaria de Barcelona, segunda maior feira do sector alimentar do mundo – a seguir à Anuga de Colónia (Alemanha) – teve a participação de mais de cinco mil empresas de cerca de 70 países, contando nos cinco dias da realização do evento com mais de 150 mil visitantes, sendo que aproximadamente 40 mil eram internacionais. Resultando de uma joint-venture entre a Reed Exhibitions e a Fira Barcelona, as contas finais (não definitivas) da organização revelam a criação de um volume de negócio a rondar os 1,8 mil milhões de euros, proporcionando à cidade catalã um encaixe de perto de 167 milhões de euros, além dos próprios lucros inerentes à organização que deverão ficar nos 30 milhões de euros, isto é, um incremento de 36 por cento face ao evento de 2004.

Dividida entre vários pavilhões, muitos foram os profissionais que visitaram os espaços da Alimentaria em Montjuic e Gran Via para, além da realização de contactos comerciais, descobrirem as últimas novidades e tendências no sector alimentar. E foram muitas as inovações apresentadas na Alimentaria, com a organização, pela quinta vez, do espaço INNOVAL, revelando José Arcas, presidente da INNOVAL 2006 que o sucesso desta área de exposição «não é acidental. Cada vez mais a inovação é a estrela desta feira, constituindo um dos pilares estratégicos para o sector alimentar no século XXI». De facto, o processo de inovação, tanto no aspecto da composição dos produtos, sua funcionalidade ou embalagem em que são propostos, requer um esforço permanente por parte das empresas, de modo a identificarem novas tendências ou necessidades, inclusivamente aquelas das quais o próprio consumidor ainda não tomou consciência.

O responsável por este espaço da Alimentaria conclui que «inovação, criação, transformação, descoberta, diferenciação, reformulação,… são tudo palavras que poderiam estar reservadas a outros sectores de actividade, mas cuja incorporação e importância no mundo alimentar é claramente demonstrada no INNOVAL». Também José António Valls, director da Alimentaria, é da opinião que «a inovação é uma das chaves para a diferenciação e crescimento de qualquer empresa». Dando como exemplo o caso espanhol, o director da “Fira” refere que «na indústria alimentar, embora seja um dos sectores com mais peso na economia espanhola, somente um em cada quatro lançamentos dos 700 novos produtos introduzidos no mercado todos os anos, têm sucesso».

Conceitos inovadores

Das inúmeras novidades apresentadas no INNOVAL – divididas entre doces, lacticínios, frutas e legumes, arroz, sopas, massas, óleos, vinagres, produtos alimentares diversos, águas, sumos e cervejas, vinhos e espirituosas, conservas e enlatados, carnes e derivados, congelados e food service e catering –, o visitante encontrou uma oferta abundante e muito diversa. Nos doces e com lançamento para Março de 2006, a Pastisseria Artesana La Granja apresentou a linha NatuSana da marca La Granja, composta por cinco produtos distintos e de consumo regular ao pequeno-almoço, aperitivo ou como simples snack. Tendo como objectivo a combinação de três características fundamentais – baixar a percentagem de gordura, providenciar o corpo com fibras e baixas calorias, Portugal, juntamente com Andorra e França, será um dos países a receber esta novidade. Da Casa Santiveri, o pão Dextrin estará nos lineares da Moderna Distribuição portuguesa, além da espanhola, mexicana, italiana, marroquina e venezuelana, propondo um produto dietético, destinado a um público universal. Para além destas duas propostas, foram apresentadas muitas outras que, contudo, não serão comercializadas no mercado nacional, como o açúcar da Azucarera Ebro, lançado numa embalagem inovadora para este tipo produto, ou das bolachas dietéticas da Trias, Néts de Joaquim que terão como consumidor alvo pessoas que sofram de diabetes ou simplesmente preocupadas com a sua dieta.

Nos produtos lácteos, a Leche Celta lançou o Celta Energia e Crescimento com Cacau, destinado às crianças a partir dos quatro anos e que terá como canais de comercialização a Moderna Distribuição, embora nos planos da empresa não esteja ainda a venda em Portugal. Ainda nos produtos lácteos, os Burguitos são os primeiros queijos frescos especiais para saladas da Mantequerías Árias, apresentadas em três variedades, prevendo os responsáveis da empresa a comercialização deste produto em hipermercados e supermercados, além do canal tradicional e Horeca. Com uma inovadora embalagem de 24 unidades, o consumidor alvo deste produto é vasto e de cariz familiar, sendo que as três variedades lançadas para o mercado espanhol, belga, italiano e português são: natural, ervas finas e azeite. O primeiro queijo em conserva foi apresentado pela empresa Servicios de Nutrición Ganadera, com o objectivo de comercializá-lo na Europa, Ásia, África e América do Sul nos hiper e supermercados, bem como nos canais tradicionais e Horeca.

A multinacional Nestlé, por sua vez, colocará no mercado português, além do espanhol e grego, os novos gelados bombom com sabor a cheesecake e brownies, dedicado a jovens adultos entre os 18 e 35 anos, contemplando os mais jovens com os gelados Maxibon Pops, Maxibon Looping e Nesquik Push Up, disponíveis nos canais Alimentar e Horeca. No campo dos iogurtes biológicos, a Pur Natur lançou os novos bebíveis “fruit cocktail” nas variedades limão/morango e limão/maçã, com comercialização prevista para as grandes superfícies e lojas especializadas. Outra inovação apresentada pela empresa é o novo iogurte orgânico Natur Omega 3 que, além do nosso País estará no Benelux, França, Itália e Alemanha.

No segmento das frutas e legumes, a Nestlé também demonstra a sua dinâmica e constante preocupação com a inovação, apresentando o Peque Fruta com os sabores Maça/Pêra e Maçã/Pêssego numa embalagem moderna e inovadora, única na categoria de alimentação infantil. Comercializado no canal Alimentar e farmácias, além de Portugal, também Espanha, França e Itália irão receber este produto cujo target são mães com filhos com idade a partir dos 15 meses. Sem comercialização ainda prevista para Portugal, mas uma das inovações apresentadas no INNOVAL da Alimentaria 2006, a Hijos de Ybarra lançou as alcachofras, couve-flor e feijão verde em frasco, referindo a empresa que se trata de uma perfeita combinação dos vegetais mais frescos e naturais, destinado a adultos entre os 28 e 40 anos, de classe social média/alta urbana.

Arolina Grau Masana levou ao INNOVAL as sopas de alho, gaspacho e multiusos Carolisa 3×1 na categoria de sopas desidratadas, comercializadas em saquetas de três porções. Destinado ao mercado espanhol e internacional, sem especificar países, o canal Alimentar será o privilegiado para a comercialização deste produto.

Embalagens com design

No capítulo dos azeites, vinagres e condimentos, as inovações no que diz respeito aos dois primeiros são mais de índole visual, denotando-se uma preocupação cada vez maior com a embalagem do produto. Assim, os Aceites Ybarra colocaram, no primeiro mês de 2006, o seu azeite numa nova garrafa, destacando-se a atenção dada ao design e rotulagem do produto, de modo a torná-lo cada vez mais atractivo para o consumidor, indo ao encontro da velha máxima: ”os olhos também comem”. Com comercialização em território espanhol e internacional (excepto Oceânia), a Distribuição Moderna e o Horeca serão os alvos das vendas deste azeite proveniente de um país que, juntamente com Portugal e Itália, é dos maiores “embaixadores” do azeite de qualidade.

Facto curioso não deixa de ser a aproximação do design das embalagens, ou melhor, garrafas de azeite ao aspecto visual normalmente encontrado nas garrafas de vinho. Imagem cuidada, rótulos apelativos, design estudado, sem dúvida que a elegância da embalagem está na moda. Esta é uma das notas dos produtos apresentados pela Viticultors Mas d´en Gil e Manuel Montes Marín, deixando os consumidores na dúvida em relação ao produto que está dentro da garrafa. De facto, se taparmos a palavra azeite, muitos são os que provavelmente diriam que se trata de uma garrafa de licor ou vinho, não se prevendo, contudo, grande “invasão” deste produto no mercado nacional, dada a excelente qualidade que os azeites nacionais apresentam hoje em dia.

Nos ovos e derivados, a portuguesa DDO – Derivados de Ovo foi a única empresa a apresentar novidades no INNOVAL. Sob a marca Sr. Cook, a DDO lançou em Janeiro de 2006 uma embalagem contendo quatro ovos cozidos sem casca, um produto refrigerado e natural, ideal para consumir em saladas ou sandwiches. Prático por não ter casca, rentável porque não se perde tempo a retirar a mesma e uniforme, uma vez que a empresa refere que os ovos são todos do mesmo tamanho, a DDO tem como países alvo a França e Espanha, passando a estratégia por colocar a Sr. Cook na Moderna Distribuição. No segmento dos produtos diversos, o destaque vai para os patés La Piara e a marca Bocadelia. Produto destinado para sandwiches, La Piara Bocadelia apresenta-se com as variedades vegetal, presunto, atum e frango.

Nos cafés solúveis, a Nestlé levou ao INNOVAL da Alimentaria 2006 o Bonka Express e o Nescafé Active. Enquanto no primeiro caso se trata da primeira embalagem de café moído com um sistema de fecho zip, permitindo assim a conservação do sabor e frescura do café, o Nescafé Active é o primeiro café para preparação com leite, contribuindo para um pequeno-almoço equilibrado, dado providenciar o organismo com mais 20% da quantidade diária recomendada de dez vitaminas e 40% de cálcio, apresentando-se nas variedades regular e descafeinado.

Bebidas inovadoras

Nas águas, enquanto o mercado nacional continua a conhecer as novidades com sabores das empresas nacionais, no INNOVAL o destaque foi claramente para a embalagem. Para comercialização na vizinha Espanha e na restante Europa, o Grupo Vichy Catalán apresentou o garrafão de 8 litros com uma nova tampa, constituindo o facto de esta não deixar pingar qualquer gota, proporcionando ao mesmo tempo uma melhor regulação do caudal da água, a maior inovação. O mesmo grupo apresentou também uma nova embalagem, mais cuidada, para a sua água Montepinos, destinada aos mercados espanhol e europeu, tendo como principais canais de distribuição o Alimentar e Horeca.

Com um design bastante “refrescante”, a marca Swell apresentou a sua água, cuja embalagem mais parece um frasco de perfume, destinando-se ao canal Horeca espanhol e europeu. A multinacional Danone apresentou a sua nova “Vitalínea”, uma bebida refrescante a lançar em Junho de 2006, destinada a mulheres entre os 25 e 35 anos. As propriedades desta bebida incluem cálcio e magnésio, numa água ligeiramente gaseificada, com sabores a limão e laranja, disponíveis em garrafas de 1,25 litros e em lata.

A DDO-Derivados de Ovo aparece novamente no catálogo do INNOVAL, desta vez não no segmento dos ovos, mas na categoria das bebidas. “Fullprotein” é uma bebida rica em proteínas, elaborada com clara de ovo pasteurizada de alto valor nutritivo, oferecendo aos desportistas uma alternativa aos suplementos proteicos. Comercializado no mercado espanhol e no Reino Unido em embalagem de 250 ml, o target desta bebida são as academias desportivas, bem como os ginásios e retalho alimentar em geral, não havendo, no entanto, referência a qualquer comercialização no mercado português. Saltando os vinhos, onde a oferta foi vasta, mas que não contempla o mercado nacional, apostando os produtores de vinhos espanhóis na exportação para países como o Reino Unido, França, Alemanha, EUA ou os mercados asiáticos emergentes nas conservas, o destaque vai para os legumes embalados em Tetra-pak. Uma nova forma de apresentar os produtos ao consumidor, não tanto pela inovação do produto, mas pela modernização e diferenciação da forma de embalar os mesmos. Exemplo são as saladas e verduras preparadas apresentadas pela Hortícola Albacete para o Grande Consumo.

Nas carnes, Portugal será um dos países – juntamente com Reino Unido, Alemanha e Itália – a receber o novo conceito de Foie marinho e Gras de pato da marca Mas Pares da Eliat, destinado às lojas especializadas e lojas gourmet, bem como para serviços de catering. Apesar de não contemplar o nosso País, destaque também para o Foie Gras de Pato com Vinho do Porto Vintage Sandeman, uma fusão entre duas marcas de prestígio, procurando transmitir toda a tradição inerente a cada um dos produtos que compõem esta nova oferta.

Nas massas a mesma empresa estará no nosso País com a marca Mas Parés, um produto composto por uma “pasta” que envolve cogumelos, laranja cristalizada e trufas com mousse foie gras. Com os canais de distribuição limitados às lojas especializadas e gourmet ou serviços de catering, além do nosso País, também a Alemanha, Itália, Reino Unido e Andorra receberão este novo produto. Ainda nas massas, a Dr. Oetker apresenta as suas pizzas com uma base mais fina e estaladiça, com um topping que cobre toda a pizza. “PiColiSiMo de Ricci Pasta” é a proposta da Tutti Pasta para os mercados espanhol, francês, português, italiano, alemão e inglês. Esta novidade dedicada ao mercado jovem apresenta um prato congelado de pasta italiana, pensado para preparar no micro-ondas em três minutos e pronto a consumir da própria embalagem.

Finalmente no food service e catering, a empresa Embotits Espina entrará em breve no mercado português com a marca Espina, sandwiches mistas de 4 sabores a comercializar no comércio tradicional e nas grandes superfícies. Bacon e queijo, presunto serrano e queijo, presunto e queijo e peito de pato com queijo são os sabores propostos. Pelas novidades apresentadas, o mercado português receberá algumas propostas bastante interessantes, com as empresas a lançarem novidades não só ao nível dos produtos, com conceitos novos, bem como ao nível das embalagens, com uma imagem mais cuidada e apelativa aos olhos do consumidor final.