Bebidas

Sagres e Luso impulsionam mercado

Por a 17 de Novembro de 2005 as 18:19

Contra a previsão inicial de receitas no valor de 325 milhões de euros a realizar até ao final deste ano, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCCB) reviu em alta a sua estimativa, que se situa agora nos 335 milhões de euros. Em caso de concretização, a estimativa representa um crescimento de mais 7%, em relação ao período homólogo. A previsão foi realizada com base na performance da marca Sagres e das águas Luso tanto no mercado interno como externo. As receitas brutas cresceram a um ritmo 12,9%, para 311 milhões de euros até Setembro último.

Em vendas, as cervejas Sagres foram responsáveis por 78,5% das receitas globais, de acordo com dados apresentados pela Nielsen. Até ao final de Setembro este segmento cresceu 11%, para 244 milhões de euros, o que representa uma subida de 3,1 pontos percentuais na quota de mercado.

Em valor, e nos primeiros nove meses do ano, o negócio das cervejas da SCCB, ou seja, incluindo todas as marcas, cresceu para 40,7% em Portugal, o que significa uma subida de 2 pontos percentuais. No mercado internacional, a empresa obteve um crescimento de 15,4% da quota, especialmente nos EUA, Canadá e Cabo Verde.

Os últimos dois meses de Verão trouxeram resultados positivos para a Sagres Bohemia. Lançada este ano, a marca já atingiu uma quota de 1,6%, representando, também em valor, um crescimento de 1,3% no mercado nacional, provando que a inovação pode ser um verdadeiro motor para o mercado. Quanto à Sagres Preta, a empresa declarou que a sua referência evoluiu 0,2% relativamente ao ano passado e que já é líder com uma participação de três pontos percentuais.

Por outro lado, o segmento das águas cresceu 13,8% em vendas, para cerca de 51 milhões de euros. A Luso conseguiu um aumento de dois pontos percentuais subindo a quota para 14,1% em Portugal, no que respeita aos três primeiros trimestres do ano. Em relação às exportações a marca atingiu 24,3% no mesmo período.

Ainda no que concerne às águas a SCCB lidera na inovação. A Luso Fresh já alcançou em valor 1% da quota de mercado, dos quais 0,4% pertence à Luso Fresh original e 0,6% à Luso Fresh Sabores.

Após ter perdido para o consórcio Sumolis/ Grupo CDG na corrida pela Compal, Alberto da Ponte, administrador da SCCB, mantém a porta aberta a futuras aquisições no segmento dos refrigerantes. Actualmente, a empresa encontra-se a preparar a expansão das águas Luso no mercado polaco, já durante o próximo ano, em colaboração com o ICEP. Devido ao elevado grau de dificuldade, Alberto da Ponte afasta, por enquanto, a possibilidade de levar também o mercado das cervejas para o Leste Europeu, pois «são países com tradições fortes» neste segmento.

Reforçar a aposta em mercados onde a Sagres já actua, nomeadamente em Angola, é um dos objectivos da empresa para o próximo ano, onde pretende investir cerca de 2 milhões de euros. O patrocínio oficial da selecção angolana no próximo mundial de futebol e a expansão da gama de produtos naquele país constituem passos importantes para o reforço da marca num mercado com grandes possibilidades de crescimento.