Bebidas

Super Bock prepara «Ano XL»

Por a 14 de Novembro de 2005 as 19:07

A marca líder no mercado nacional de cerveja acaba de conseguir surpreender novamente ao apresentar a Super Bock XL, um novo elemento de packaging que configura uma garrafa de 0,5 litros Tara Perdida. Do ponto de vista da distribuição e comercialização, a nova referência estará disponível tanto no canal Alimentar como no Horeca, onde terá os níveis de penetração de todo o portólio da Unicer, seguindo portanto o normal sistema da companhia, reconhecido pela sua capacidade e alcance.

Segundo Joana Queiroz Ribeiro, «o lançamento será suportado por uma forte campanha de comunicação, também ela XL, pois vamos investir 400 mil euros só numa primeira fase», assegurou a directora de comunicação à Hipersuper. Por outro lado, prevê novos momentos de consumo na medida em que poderá ter como público alvo tanto os consumidores que bebem mais de uma cerveja como aqueles que pretendem doses mais reduzidas, partilhando assim a mesma garrafa, seja no restaurante ou no domicílio, como se tratasse de uma garrafa de vinho, por exemplo.

A responsável garantiu ainda que, no canal Alimentar, onde é possível haver maior controlo sobre o preço, o posicionamento será «abaixo do six-pack», o que poderá potenciar o consumo deste formato de embalagem até agora inexistente no mercado cervejeiro português. Em acrescento, estão previstas diversas acções promocionais para acompanhar, também em grande, a nova proposta.

A possibilidade de “exportar” este formato para outras referências comercializadas pela companhia de Leça do Balio, como a Stout ou a Green, não está colocada de parte, mas tudo dependerá da adesão ao conceito. Por outro lado, e falando mais literalmente, a Unicer está convicta de que este poderá ser também um produto com futuro a nível internacional, atendendo à existência de «mercados extremamente maduros e com clara apetência para grandes formatos». Segundo se sabe, a entrada em países como Espanha, Inglaterra, França e Alemanha está já em preparação.

Ainda de acordo com Joana Queiroz Ribeiro, para além da clara oportunidade de consumo gerada através desta proposta inovadora, «a nova embalagem antecipa já aquilo que será o posicionamento Super Bock durante o ano de 2006, pois temos em preparação uma linha de actuação no mercado de grande dimensão e forte impacto, ou seja, uma clara postura XL». Essa foi, aliás, a justificação dada pela empresa para o facto de ter lançado a nova embalagem nesta altura do ano em que o consumo é mais moderado, confirmando aos parceiros de negócio a intenção de «assumir as responsabilidades da liderança no mercado cervejeiro nacional».