Aquisições estratégicas

Por a 19 de Setembro de 2005 as 14:35

ed 161 transportes not 03

GeoPost, o terceiro operador europeu de transporte expresso de documentos e pequenos volumes, através da sua filial espanhola Seur-GeoPost cujo capital detém a 60% (os restantes 40% são detidos pela Seur SA), continua o seu desenvolvimento naquele país. Após a compra da Seur Madrid, em Junho de 2004, esta empresa acaba de adquirir a totalidade do capital da Seur Bilbao, tornando-se assim a GeoPost o maior accionista da Seur SA.

A Seur Bilbao, detentora de 3,6% das acções da Seur SA, realiza por ano um volume de vendas de 18 milhões de euros e está situada numa zona com um forte potencial de crescimento, especialmente no que se refere aos envios internacionais. O armazém de 7.275 metros quadrados está totalmente automatizado e conta actualmente com 70 colaboradores e meia centena de condutores subcontratados.

Esta operação eleva para 138 milhões de euros o volume de vendas anual da filial da GeoPost em Espanha, o que representa cerca de 20% do total do volume de vendas em transporte da Seur em Espanha.

A Sociedade Nacional de Caminhos-de-ferro Belgas (SNCB) confirmou, por sua vez, a assinatura de um “Memorando de Entendimento” (MoU) com um grande fundo de investimento europeu para a aquisição de 100% das acções do grupo ABX Logistics Worldwide. Este “Memorando de Entendimento” será efectivo quando a Comissão Europeia aprovar os planos de reestruturação da ABX Logistics Worldwide, que lhe foram notificados em Fevereiro de 2003 e que foram complementados em Janeiro de 2004. Neste sentido, a SNCB está convencida de que a privatização optimizará as oportunidades de desenvolvimento futuro da ABX Logistics. Tanto a direcção da SNCB, bem como a da ABX Logistics, mantêm e afirmam a vontade de ambas em privatizar a companhia, intenção esta que manifestaram em várias ocasiões desde 2003, já que permitirá ao grupo logístico manter elevados níveis de serviço e flexibilidade prestados a clientes de todo o mundo.

A ABX Logistics é uma das dez primeiras companhias europeias de transporte terrestre, aéreo e marítimo, e de logística, dando emprego a aproximadamente 10.000 profissionais em mais de 30 países e atingiu em 2004 uma facturação global de 2.500 milhões de euros.