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Rede social Pinterest tem 60 mil utilizadores em Portugal

Por a 18 de Julho de 2012 as 16:11

A rede social Pinterest, onde o objectivo não é coleccionar amigos ou fãs mas sim coleccionar boas ideias, está a crescer em Portugal.

 

Os dados de Maio deste ano (Comscore) apontam para 60.000 utilizadores, a 18ª rede social mais relevante, um crescimento de 650% face aos números de Janeiro de 2012 (8.000 users).

Os “pinners” portugueses são jovens (cerca de 55% estão entre os 15 e os 34 anos) e revelam um perfil equilibrado entre sexos (44% masculino / 56% feminino).

Pinterest nos EUA

O Pinterest tornou-se no início deste ano um verdadeiro “hot topic” no panorama social da web, exibindo o maior crescimento de sempre: atingiu 10 milhões de utilizadores mensais únicos nos Estados Unidos, mais cedo que qualquer outra rede social (Dados Comscore citados em TechnCrunch,Fev2012).

Os últimos dados de Comscore (Worldwide) registam cerca de 30 milhões de visitantes únicos em Abril 2012 (mais 12% do que no mês anterior).

Analisando o perfil demográfico do Pinterest em termos mundiais, este ainda é influenciado pela base inicial de utilizadores, as utilizadoras norte-americanas. Mulheres activas com poder de compra médio/elevado, com interesses em decoração, moda, design, viagens ou gastronomia, são os “early adopters” que moldam ainda hoje grande parte do conteúdo e, consequentemente, das marcas presentes nesta rede.

No entanto, a base de audiência está a aumentar e a tornar-se mais diversificada com o share do sexo masculino a crescer. Actualmente, o split situa-se entre os 38% versus 62% (Worldwide, Comscore/Abril12).

Tendo em conta uma base de consumidores inicial com predomínio do sexo feminino, as marcas que dominam o Pinterest, sobretudo nos Estados Unidos, são marcas de decoração, moda, design e gastronomia.

Testar produtos

O Pinterest é uma plataforma para expressar a personalidade e produtos da marca. Pode funcionar como portefólio para designers, artistas, estilistas, fotógrafos e marcas criativas.

As empresas que não dispõem de produtos “físicos”, mas que vendem serviços ou ideias, encontram no Pinterest uma ferramenta para comunicar a personalidade da marca, os valores, os atributos, e promover o lifestyle que a experiência de marca traduz para os consumidores, aconselha a OMG Consulting.

Na altura do lançamento de um novo produto, as marcas querem identificar as reacções iniciais do target. Tirando partido do forte impacto visual e de imagem do Pinterest e da possibilidade de comentários, a plataforma também permite reunir as primeiras opiniões, testando campanhas e produtos.

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