Distribuição

JM alcança vendas de 2,4 mil milhões no semestre

Por a 27 de Julho de 2007 as 2:00

jm.jpgA Jerónimo Martins (JM) quer abrir mais 63 lojas Biedronka na Polónia até ao final do ano. O facto de o volume de negócios no mercado polaco ter crescido 34% no primeiro semestre deste ano não é certamente alheio a este ambicioso plano de expansão. Quanto ao EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), este atingiu quase 59 milhões de euros, mais 49% face ao período homólogo.

Em Portugal, a estratégia de negócio adoptada no Pingo Doce têm-se revelado eficaz. A forte aposta na marca própria é um bom exemplo. A venda destes produtos cresceu 35,5% no mesmo período. A adopção desta estratégia na Madeira também está a dar frutos. As vendas like-for-like (comparação de vendas em dois períodos sob as mesmas condições) cresceram 11% no arquipélago. O volume de negócios global do Pingo Doce subiu 16%. No segundo semestre de 2007, a JM conta inaugurar mais 9 unidades comerciais desta insígnia.

O objectivo de aumentar a penetração da marca própria no Feira Nova também foi alcançado. Estes produtos subiram as vendas em 73% e já representam 20% do volume total de negócios da insígnia. A facturação do Feira Nova cresceu 9,5% no primeiro semestre face ao exercício homólogo. O grupo pondera inaugurar entre 3 a 5 novos hipermercados.

No que diz respeito Recheio, destaca-se a dinâmica no canal Horeca. O negócio neste segmento cresceu 10%. Já as vendas globais das lojas de comércio por grosso subiram 4,4%. Na indústria, por sua vez, as vendas aumentaram 2,6%.

A JM inicia, desta forma, o ano em maré alta, com lucros semestrais de 42 milhões de euros, mais 12,3% face ao semestre homólogo de 2006 e vendas consolidadas de 2,4 mil milhões de euros, o que traduz uma subida de 19,3%.

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